Ciência negligenciada - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 02/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Fora da ficção, o livro diverge substancialmente da realidade brasileira do século XXI, uma vez que a ciência não está sendo valorizada, ainda que seja extremamente importante no combate às doenças contemporâneas, sobretudo no que diz respeito à pandemia do coronavírus (Boa contextualização). Nesse contexto, dois aspectos fazem-se relevantes (A tese precisa estar mais clara) : a importância dela no sistema de saúde brasileiro e a negligência estatal. (Ótimo parágrafo de introdução)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é preciso pontuar a importância da ciência no âmbito da saúde (Desenvolva mais essa ideia). Essa situação se dá, já que a ciência é extremamente eficiente no combate às doenças, principalmente ocasionadas por vírus , uma vez que desenvolvem vacinas satisfatórias e medicamentos (Argumentação superficial). Em decorrência disso, é crucial que seja dada uma maior visibilidade às ciências, tendo em vista os inúmeros benefícios (Cite outros benefícios) que podem oferecer para a sociedade civil. (Argumentos limitados. As dicussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, cabe analisar que a desvalorização da ciência (Melhore a construção de sentido) persiste intrinsecamente relacionada à inobservância estatal. Isso ocorre,pois, embora a Constituição Federal de 1988 garanta que um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é o desenvolvimento nacional, tal dispositivo não está sendo cumprido em sua totalidade, visto que o Poder Público não promove e não incentiva (Cuidado com esse tipo de afirmação) o desenvolvimento científico, pesquisas e capacitação científica. Dessa forma, enquanto a ciência não receber a devida relevância (Discussão superficial), os cidadãos serão obrigados a conviver com um dos mais graves problemas contemporâneos: a reemergência de doenças. (As ideias precisam estar mais encadeadas para melhorar a coerência)

Infere-se, portanto (Redundante), que a desvalorização da ciência deve ser combatida. Em razão disso, as emissoras de televisão, principais órgãos de impacto persuasivo, devem ampliar a visibilidade do campo científico no Brasil. Esse projeto poderia ser realizado por meio de campanhas de alcance nacional, como uma que divulgue os benefícios da ciência em relação às doenças, com o objetivo de que ela seja valorizada (Reestruture e detalhe mais esse elemento da proposta). Ademais (Bom uso dos conectivos), o Ministério da Cência, Tecnologia e Comunicações, (Sem vírgula) deve criar centros de pesquisas, com ampla infraestrutura e dotados das tecnologias mais avançadas, com o intuito de promover o desenvolvimento social e econômico.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas para evitar uma argumentação superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200