Efeitos da pandemia na sociedade - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 01/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Contágio", de Steven Soderbergh, é um filme que retrata uma epidemia advinda da contaminação pelo vírus MEV-1, presente em animais silvestres. Essa doença causa sintomas e efeitos sócio-culturais semelhantes (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza) aos que vêm ocorrendo atualmente com a pandemia de Covid-19. Oafato de um filme que foi lançado a há 10 anos descrever, quase que com exatidão (Vírgula) a situação vivida hoje, (Sem vírgula) demonstra a necessidade e a importância da ciência para a sociedade. (Ótima contextualização do tema, no entanto é necessário melhorar o encadeamento das ideias apresentadas)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Tendo em vista que a humanidade vem alterando a si mesma e a tudo ao seu redor (Cuidado com o subjetivismo), com ênfase no período de exponencial avanço tecnológico e científico atual, o quadro citado acima está sendo um grande choque par os governantes e cientistas (Argumentação previsível), uma vez que foram expostos a um desafio na saúde e na economia de todo o mundo. (Apresente dados ou fatos que possam contribuir com a sua argumentação)

Surpreendentemente (Reveja elementos coesivos), o que mais vem afetando (Evite o gerundismo) a população mundial não é a doença em si,mas sim o que Sigmund Freud chamou de histeria (Argumentação limitada). O termo é relacionado à condição mental de pânico ou medo excessivo, o que leva indivíduos racionais a terem atitudes equivocadas ou mesmo desesperadas, além de deixá-los vulneráveis à notícias falsas e soluções descabidas, fazendo (Evite o gerundismo) com que fiquem amedrontados. (Evite uma argumentação expositiva)

Em suma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para a dissolução desse problema. Cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, adjunto do Ministério da Saúde (Vírgula) garantir que a população seja instruída apenas com informações verdadeiras (Reestruture e desenvolva com clareza esse elemento da proposta), que saibam quais medidas são realmente pertinentes ao bem individual e público (Generalização), além de incentivar os cidadãos que ainda ingressarão no mercado de trabalho ao ramo das (Ficou confuso) ciências e da pesquisa, tudo isso feito por meio da internet e de cursos voltados para a iniciação científica, sendo eles online e totalmente gratuitos (Reestruture essa proposta). Dessa forma, além de diminuir as chances de uma possível catástrofe, se formariam nações mais capazes de lidar com problemas desta magnitude. (A proposta tem que apresentar uma solução possível de executar)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto os argumentos precisam ser mais articulados para evitar uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200