Recentemente, o mundo tomou conhecimento de um novo vírus que espalhou-se rapidamente pelo mundo, o corona vírus coronavírus, desafiando (Evite o gerundismo) governantes, mostrando (Evite o gerundismo) a fragilidade dos sistemas públicos de saúde e a essencialidade da ciência no combate à doença. (Desenvolva as discussões iniciais e a tese com clareza)
No Brasil, a falta de recursos no Sistema de Saúde Pública (SUS) tem dificultado a luta contra o vírus, (Sem vírgula) que se alastra pelo país, fazendo (Evite o gerundismo) o número de infectados crescer a cada dia (Vírgula) abarrotando (Evite o gerundismo) o limitado sistema, causando (Evite o gerundismo) um colapso na saúde pública. (As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto)
(Melhore a relação de sentido entre os parágrafos) Estudos estão sendo feitos no intuito de se conhecer melhor sobre o corona vírus coronavírus, apesar da falta de investimentos, (Sem vírgula) durante anos (Discussão vaga). Cientistas não medem esforços a cada dia, e utilizam de todos os recursos disponíveis para fornecerem todas as informações necessárias no desenvolvimento de vacinas (Argumento baseado no achismo), a única maneira eficientemente conhecida no contingenciamento de contágio. (Apresente fatos e dados para evidenciar o seu ponto de vista)
Em suma, mostra-se de extrema importância a organização dos governos no sentido de investirem no desenvolvimento de pesquisas científicas (Essa discussão precisa estar mais presente no texto) para existam vacinas (Problemas na construção de sentido), prevenindo (Evite o gerundismo) as populações de alastramento de doenças, facilitando (Evite o gerundismo), assim, o funcionamento do sistema de saúde pública. (Apresenta apenas esboço de proposta. Os quatro elementos da intervenção precisam ser desenvolvidos de modo detalhado)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que o recorte do tema está limitado. Além disso, é preciso rever a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |