A Salvadora - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 01/04/2020

Status:

Corrigida
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Atualmente no Brasil já houve mais de 5.000 casos e mais de 200 mortes provido (Reveja a seleção lexical) da nova pandemia (Vírgula) também conhecida com Covid-19, um vírus que saiu de uma cidade chinesa, (Problemas na construção de sentido) pode causar uma gripe aguda, trazendo (Evite o gerundismo) aqueles com a imunidade baixa á a perda da vida. (As discussões iniciais e a tese precisam estar desenvolvidas com clareza no parágrafo de introdução)

(Melhore a relação de sentido entre os parágrafos) Até onde o mundo sabe estão à procura de uma vacina, para a prevenção contra o vírus, os responsáveis pela proteção mundial são os cientistas, muito muitas  das vezes esnobados e chamados de inúteis pela sociedade (Vírgula) que em várias situações fora salva pelos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), (Problemas no encadeamento das ideias) com a evolução da Ciência há também a evolução da sociedade como podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) ver desde o passado, a vacina contra o sarampo, contra o h1n1, contra até a gripe mais comum , (Sem vírgula) que traz mais mortes do que o próprio coronavírus (Argumento baseado no senso comum), foram trazidos a ida por cientistas que além de querer contribuir com o mundo (Vírgula) também querem o reconhecimento de que eles muitas vezes salvaram o mundo. (Evite períodos longos, pois prejudica a construção de sentido. Reelabore as discussões e apresente dados que confirmem os seus argumentos)

Portanto é necessário que as crianças, os jovens e até os idosos saibam que há pessoas que os protegem diariamente (Vírgula) colocando (Evite o gerundismo) uma barreira contra os vírus passados, os novos e os futuros. É necessário que as mídias coloquem em destaque o trabalho de todos os cientistas e médicos em volta do mundo e não apenas dos governantes no país. (Ideias fragmentadas) Porque a Ciência é a Salvadora de todos e todas; (Uso inadequado da pontuação. Não apresenta uma proposta de intervenção propriamente dita, apenas um esboço)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser articuladas para evitar uma abordagem superficial. Reveja a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200