Atualmente no Brasil já houve mais de 5.000 casos e mais de 200 mortes provido (Reveja a seleção lexical) da nova pandemia (Vírgula) também conhecida com Covid-19, um vírus que saiu de uma cidade chinesa, (Problemas na construção de sentido) pode causar uma gripe aguda, trazendo (Evite o gerundismo) aqueles com a imunidade baixa á a perda da vida. (As discussões iniciais e a tese precisam estar desenvolvidas com clareza no parágrafo de introdução)
(Melhore a relação de sentido entre os parágrafos) Até onde o mundo sabe estão à procura de uma vacina, para a prevenção contra o vírus, os responsáveis pela proteção mundial são os cientistas, muito muitas das vezes esnobados e chamados de inúteis pela sociedade (Vírgula) que em várias situações fora salva pelos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), (Problemas no encadeamento das ideias) com a evolução da Ciência há também a evolução da sociedade como podemos (Evite ideia de primeira pessoa) ver desde o passado, a vacina contra o sarampo, contra o h1n1, contra até a gripe mais comum , (Sem vírgula) que traz mais mortes do que o próprio coronavírus (Argumento baseado no senso comum), foram trazidos a ida por cientistas que além de querer contribuir com o mundo (Vírgula) também querem o reconhecimento de que eles muitas vezes salvaram o mundo. (Evite períodos longos, pois prejudica a construção de sentido. Reelabore as discussões e apresente dados que confirmem os seus argumentos)
Portanto é necessário que as crianças, os jovens e até os idosos saibam que há pessoas que os protegem diariamente (Vírgula) colocando (Evite o gerundismo) uma barreira contra os vírus passados, os novos e os futuros. É necessário que as mídias coloquem em destaque o trabalho de todos os cientistas e médicos em volta do mundo e não apenas dos governantes no país. (Ideias fragmentadas) Porque a Ciência é a Salvadora de todos e todas; (Uso inadequado da pontuação. Não apresenta uma proposta de intervenção propriamente dita, apenas um esboço)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser articuladas para evitar uma abordagem superficial. Reveja a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |