Informação: a resposta do século - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Após inúmeras tentativas de mudanças, vive-se hoje, (Sem vírgula) uma Era de aceitação e quebra de tabus. Certamente, a constante evolução humana contribui para que isso aconteça. Há, porém, uma certa relutância quando se trata do futuro dos jovens, como exemplo, quando ocorre a gravidez precoce. (Reelabore as discussões iniciais de modo a melhorar a progressão de ideias)

No Brasil, um país capitalista, o preconceito ainda é presente. A população vê a gravidez como algo indesejável, talvez até como o fim de um futuro esplêndido aos pais adolescentes, principalmente a futura mãe, ainda que, muitas vezes, está cursando o colegial (Reestruture essa discussão). Há ainda, (Sem vírgula) aqueles que vêem  veem a situação sendo prejudicial a economia do país, já que, (Sem vírgula) a adolescente não seguiria carreira e, consequentemente, não contribuiria para o desenvolvimento do setor econômico. (Reelabore as discussões. Delimite as ideias)

Embora, (Sem vírgula) a gravidez seja vista como algo que afete a economia e seja um risco a saúde da mulher, muitas adolescentes desejam constituir famílias precocemente. Contudo, há a necessidade do consentimento e do preparo do casal, uma vez que, (Sem vírgula) a gravidez indesejada traz consequências como o abandono do recém-nascido e também, (Sem vírgula) o aborto, muitas vezes, feito em clínicas clandestinas trazendo riscos a vida da menina. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)

Entretanto, a ministra da Mulher, Damares, busca recursos para incentivar mulheres a terem a primeira relação sexual tardia, uma vez que, diminuiria a quantidade de jovens grávidas, já que, estariam mais seguras do que querem e buscariam auxílio de especialistas capazes de dar todo respaldo necessário. (Reelabore essa discussão)

Portanto, independente da idade que comece as primeiras relações, deve-se ter consentimento sobre o ato e suas consequências, ter cuidados não só para uma gravidez indesejada, mas principalmente, (Sem vírgula) sobre as doenças sexualmente transmissíveis (Reestruture e apresente a sigla), uma vez que, em sua maioria, são consequências de uma vida toda. Distribuição de preservativos e anticoncepicionais ajudam, mas a desinformação faz com que, (Sem vírgula) sejam usados de maneira incorreta (Reelabore essa discussão). A necessidade de mais campanhas informativas falando sobre o tema (Vírgula) através de meios de comunicação, ajudariam a ter maior número de pessoas conscientes. Além disso, provavelmente uma reforma no sistema educacional, advinda do governo, voltada em temas tabus do cotidiano, diminuiria a quantidade de adolescentes leigos no assunto. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200