Gravidez na adolescência - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com dados do IBGE (Desenvolva a sigla), 1 em cada 5 bebês que nascem no Brasil tem mãe com idade entre 15 e 19 anos. Devido a falta de educação sexual nas escolas, que colabora para o aumento de adolescentes grávidas, há um consequente aumento da desigualdade econômica na sociedade brasileira. Sob essa ótica, encontram-se, atualmente, meninas pobres e marginalizadas, sem nenhum amparo do Estado (Reelabore essa discussão). Sendo assim, faz-se necessária uma rápida decisão governamental para garantir, na prática, os direitos das adolescentes brasileiras.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a falta de educação sexual nas escolas é um problema que se arrasta até os dias atuais. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele" (Essa discussão precisa estar mais articulada). Por conta disso, o fato de não se trabalhar questões sexuais nas escolas é um ponto considerável que colabora decisivamente para o aumento de adolescentes grávidas. Não é novidade para ninguém  (Evite esse tipo de construção) que a educação brasileira, focada apenas em vestibulares, peca, e muito, no que se refere a formar cidadãos e moldar o caráter da nação. (Reelabore as discussões apresentadas. Abordagem superficial)

Por conseguinte, presencia-se um forte fenômeno sociocultural, uma vez que essas jovens são descartadas pela sociedade e pelo Estado, aumentando a desigualdade econômica nacional, profundamente enraizada em nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) país. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que o Brasil é o 8º país com maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Essa realidade está longe de ser alterada, na verdade ela é acentuada ainda mais com o aumento de adolescentes grávidas, já que, em sua maioria, elas não conseguem bons empregos e muitas nem mesmo concluem o ensino médio. (Abordagem superficial. Reestruture e articule mais as informações apresentadas)

Diante do exposto, é mister que providências sejam tomadas para reverter a situação atual. Para a redução do número de jovens grávidas e, consequentemente, atenuação das desigualdades sociais, urge que o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo ensino em nosso país, assegure, por meio de mudanças na Base Nacional Comum Curricular (Apresente a sigla), a obrigatoriedade de se ministrar nas instituições de ensino aulas sobre educação sexual. Destarte, poder-se-á traçar os caminhos para uma sociedade que ampare seus jovens e ajude seus cidadãos a construírem, preparados e bem informados, suas famílias.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200