Gravidez na adolescência: um problema educacional e socioeconômico - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro — assegura a todos o direito à educação e ao bem-estar social. (Essa discussão precisa estar melhor relacionada) No entanto, milhares de adolescentes brasileiros tem  têm esses direitos vetados à medida que engravidam, voluntária ou involuntariamente. Nesse contexto, não há dúvidas (Evite esse tipo de construção) de que isso ocorre não somente pela falta de conhecimento dos jovens a respeito do assunto, mas também pela negligência estatal. (As discussões precisam estar mais relacionadas para melhorar a progressão de ideias)

Em primeiro lugar, é válido analisar o desconhecimento da população é uma das causas (Problemas na construção de sentido). Um dos conceitos filosóficos de Sócrates, que declara que os erros são consequência da ignorância humana, se aplica perfeitamente à situação, haja vista que a maioria dos casos ocorrem com pessoas que iniciam suas vidas sexuais sem conhecer métodos contraceptivos ou a importância de usá-los, principalmente por conta das falhas na educação familiar (Melhore a progressão de ideias. Relacione mais as discussões). Dessa forma, os pais adolescentes são privados da educação e de uma vida confortável por terem que cuidar de seus filhos e, consequentemente, acabam perpetuando ciclos de pobreza e de ignorância em suas famílias. (Reelabore e delimite as discussões. Abordagem superficial)

Concomitantemente, a oferta de educação sexual por parte dos órgãos educacionais configura um agravante. Consoante Aristóteles, em seu livro “Ética a Nicômaco”, a política serve para garantir a felicidade da população, contudo, observa-se que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que a educação pública não consegue prevenir efetivamente tal fenômeno que causa a infelicidade de muitas pessoas (Evite esse tipo de construção. Reelabore e relacione mais as discussões apresentadas). Dessa forma, os adolescentes que já não recebem instruções adequequadas pelo núcleo familiar também não recebem por parte do Estado. (Reestruture essa ideia)

Infere-se, portanto, (Cuidado com a redundância) que a gravidez precoce é de fato uma problemática socioeconômica e que deve ser combatida (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida ao longo do texto). Para isso, é necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, promova palestras com especialistas nas escolas — principalmente nas regiões com mais incidentes — para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção e as consequências da gravidez nessa faixa etária. Desse modo, poder-se-á garantir os direitos da Carta Magna a todos. (Reestruture e articule as ideias apresentadas)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200