Gravidez precoce - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
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Hoje em dia a gravidez precoce tem sido um assunto recorrente no séc. XX (Reelabore essa construção), existem diversos casos onde  (Use pronomes relativos) acaba que jovens sem conhecimento (Vírgula) tendo relações sexuais sem a proteção adequada, o que não causa somente a gravidez (Vírgula) como pode acarretar várias outras doenças sexualmente transmissíveis (Reestruture e apresente a sigla)(Reestruture as discussões iniciais, pois a abordagem do tema proposto está superficial)

Atualmente esse assunto está sendo cada vez mais comentado (Reelabore essa construção), está surgindo até mesmo projetos que tem como objetivo fazer os adolescentes não terem esse tipo de relações, o que acaba sendo uma coisa não tão eficiente (Discussão superficial). Existem outras diversas formas de conscientizar os jovens. (Reelabore as discussões. Elas precisam ser delimitadas e mais articuladas)

A gravidez acaba causando um enorme contratempo para os responsáveis que não estavam planejando aquilo, pode acontecer da mãe largar os estudos pelo ocorrido inesperado o que mais pra frente irá dificultar sua buscar por um emprego, isso é um fato bem recorrente, a maioria de jovens que foram gestantes não completaram nem o ensino fundamental, além que o pai possa não querer assumir a criança, tendo que a jovem sozinha terá que tentar conseguir uma estabilidade financeira para criar-lá (Evite esse tipo de construção e reelabore essa ideia). Pode até ocorrer que os pais estavam planejando ter a gravidez naquele momento (Vírgula) mas ainda assim é um grande risco tanto para a mãe quanto para a criança, existe diversos, como a má formação do feto, aborto espontâneo, parto prematuro, entre outros (Problemas na progressão de ideias. Reelabore). Os gráficos mostram que mais de 50% das jovens acabam tendo a gravidez precoce e que nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) país está em um dos maiores com essa ocorrência. (As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite o queísmo no texto)

Falar com os filhos sobre relações sexuais sempre foi um grande tabu, porém é necessário acabar com isso, uma forma de amenizar a gravidez na adolescência é conversar mais com eles sobre tal assunto, conscientiza-los de que um filho em sua fase de crescimento e estudos não é brincadeira (Evite esse tipo de construção), uma maneira eficaz seria a implementação de aulas sobre educação sexual no dia a dia dos alunos, desde sempre é necessário isso (Reformule essa discussão). Quanto mais falarmos  (Evite ideia de primeira pessoa) do assunto, mais fácil serão as coisas e menos casos como esses irão acontecer. Felizmente (Reveja elementos coesivos) atualmente está cada vez mais fácil ter essas informações e contato com esse assunto. (As discussões precisam ser reelaboradas. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem superficial. Elabore um projeto de texto para melhorar a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200