A gravidez passa o filho não - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Se a sociedade não muda o erro se repete.  (Evite esse tipo de construção) É preciso esclarecer a mulher, (Sem vírgula) que essa parte do ciclo da vida não mudou. E desde que o mundo é mundo está com a mulher o dom da vida. É ela que gesta, pari, amamenta e cria. Logo, deve-se orientar que a responsabilidade maior fica com a genitora e isso ninguém pode mudar. Ela terá que disponibilizar no mínimo dez anos de sua vida para que seu filho conquiste uma independência mínima. Como tomar banho, se arrumar, se alimentar sozinho, arrumar suas coisas, e ter uma rotina. Até que chegue essa fase, ele precisará de ajuda para tudo. Será totalmente dependente do adulto. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

Além da estrutura familiar a criança também precisará da financeira, filho é caro. Existem hoje no mercado todo tipo de anticonceptivos para que não ocorra gravidez precoce. Por que não usar? Já que além de prevenir de uma gestação indesejada também previne de doenças sexualmente transmitidas. Uma AIDS não tem cura! É fácil para o homem, a mulher engravida, ele dá uma pensão mensal e pronto! Quem vai abdicar de seus projetos e sonhos para ser mãe? A menina! Não é justo! Se ela hoje tem o poder por que não usa? (Não compreende a estrutura do texto)

Todo mundo hoje tem acesso à informação, ninguém é mais inocente. Todos sabem como se faz um bebe e como não faz. Por que insistir no erro? Gravidez precoce é risco de vida para a mãe e o feto. As que desistem da missão recorrem ao aborto clandestino que o risco de morte e lesão é bem maior, além de ser um crime. Segundo o Hospital Maternidade Tsylla Balbino em salvador, de cada dez gestantes atendidas diariamente na Maternidade, três são adolescentes para fazer curetagem de abortos mal sucedidos. E isso quer dizer que uma gravidez precoce, também atinge o Estado e a saúde pública, já que aquela vaga não fica mais disponível para outra gestante enquanto está sendo ocupada por uma situação que poderia ter sido evitada de maneira tranquila. ( Fonte: Jornal Atarde) (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

Fica evidente que a gravidez precoce não prejudica só uma mulher, uma família, uma criança. Ela prejudica toda a sociedade, essa situação pode ser evitada, é uma questão de empoderamento da mulher (Reestruture e melhore a construção de sentido). Aprendendo a usar todas maneiras anticonceptivas em seu favor. É uma mudança de atitude e de conduta. Escolas devem alertar sobre as consequências de uma gravidez precoce. (Quebra de progressão de sentido) E sobre a responsabilidade e perda de liberdade que é criar uma criança. A gravidez se pode prevenir, mas jamais remediar (Melhore a construção de sentido). Filho não é doença nem brinquedo. É responsabilidade para a vida inteira! A gravidez passa o filho nunca. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam respeitar tanto o tema quanto a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200