Uma Questão de Atitude - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
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A gravidez é uma realização muito grande na vida de uma mulher. (Reveja essa construção) Logo, não pode de maneira nenhuma ser precoce. (Evite esse tipo de construção) Hoje já se pode fazer sexo sem fazer filho. Antigamente a mulher não tinha essa escolha, nascia só para parir e criar os filhos. Agora, os contraceptivos deram o poder de escolher a hora de ser mãe. E a ciência a cada ano vem evoluindo as possibilidades de retardar a hora da maternidade. A gravidez precoce pode trazer muitos problemas, para o corpo jovem que ainda está em formação, e precisa de nutrientes, para ficar 100% pronto para a reprodução. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

Quando o corpo não está totalmente pronto para se reproduzir, pode acarretar em graves consequências (Vírgula) tanto para a mãe quanto para o feto. Patologias como eclampsia, que traz alto risco de mortalidade nas gestantes precoces, e no feto. Anemia, hemorragia e até depressão pós-parto são mais frequentes na gestação precoce (Melhore a construção de sentido). É de grande responsabilidade do governo, da família e da sociedade geral, (Sem vírgula) que se fale sobre os riscos de uma gravidez precoce. É preciso cuidar do corpo, da mente e do espirito antes de se pensar em ter um filho. Filho não é brinquedo é responsabilidade para a vida inteira. (Reelabore as discussões apresentadas. Melhore a construção de sentido)

Para que essa situação mude é preciso que o sistema de educação sobre reprodução humana também mude (Reformule essa discussão). E alerte as meninas de 11 aos 19 anos sobre os riscos real de vida.  (Melhore a construção de sentido. Reestruture) Além de todas as consequências principalmente para a mulher de uma gestação não planejada e desejada. (Problemas na construção de sentido)  A mulher já tem o poder de escolher quando quer ser mãe. Só com essa mudança total de atitude das Escola, famílias e sociedade será possível frear essa fábrica desnecessária de crianças gerando crianças. Criança indesejada é sinônimo de adulto infeliz. A ciência ajuda, a família e a escola esclarecem, as meninas obedecem que só serão mães, quando poder dar ao seu filho os cuidados e a vida que ele merece. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200