Gravidez precoce, breve reflexão - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A reposta para esta pergunta está atrelada a análise de dois fatores: o primeiro seria de ordem mais pontual, ou seja, as consequências de uma gravidez precoce na vida de meninas e meninos em fase de crescimento; e o segundo seria os efeitos dessa questão na sociedade. (Reelabore e desenvolva as discussões iniciais de acordo com a estrutura do texto)

Considerando as especificidades da puberdade, observamos  (Evite ideia de primeira pessoa) que além das transformações biológicas, a adolescência é um momento em que se inicia uma série de questionamentos, dentre eles, (Sem vírgula) os aspectos inerentes a mesma (Use quando houver ideia de igualdade. Reelabore a discussão desse período). E, quando essas perguntas não são bem esclarecidas, podem impulsionar a curiosidade por experiências, que requerem um mínimo de amadurecimento, como é o caso da sexualidade. Nesse âmbito, a iniciação sexual precoce e sem a devida informação podem acarretar uma gravidez não planejada, que na vida de adolescentes, principalmente das meninas, pode significar a interrupção de projetos característicos dessa idade, como os estudos, passando a assumir responsabilidades próprias de um mundo adulto. (Reformule as discussões desse parágrafo de desenvolvimento. A abordagem está superficial)

Ao analisarmos esse aspecto no contexto mais amplo, percebemos que ele pode gerar, além de consequências socioeconômicas, situações de ordem estrutural, especialmente se atentarmos para o fato de que muitas dessas adolescentes tornam-se mães, (Sem vírgula) sem ao menos estarem psicológica e emocionalmente preparadas para lidarem com as adversidades do mundo. Nesse sentido, a maternidade precoce exigirá um certo aparato de assistência, que em meios mais vulneráveis, (Sem vírgula) demandará do poder público ações na área da saúde e da educação para atender as particularidades dessa mãe e dessa criança. (Abordagem superficial. Reelabore as discussões)

Portanto, acreditamos que a gravidez na adolescência é um problema, mas este poder ser evitado por meio de políticas que trabalhem massificamente a informação sobre os efeitos de uma prática sexual deliberada e sem o devido cuidado, procurando conscientizar sobre as responsabilidades envolvidas na mesma(Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200