Gravidez na adolescência: situação inesperada - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
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Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano cerca de um milhão de adolescentes engravidam sem desejar (Articule mais essa discussão). Isso vem se tornando um problema cada vez mais grave em vários países. (Reelabore as discussões iniciais. Apresente a tese)

A gravidez inesperada acaba pegando vários jovens de surpresa e mudando totalmente os planos destes (Reelabore e melhore a construção de sentido). Há muitos que são surpreendidos com a gravidez em uma fase que não estão preparados para o nascimento de um filho (Abordagem superficial). A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas, já que, muitas vezes, a falta de informação levam jovens a engravidar muito cedo. (Abordagem superficial do tema)

Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas, não se pode esquecer que um filho não é feito por uma só pessoa. (Reformule essa ideia) O rapaz não pode se eximir da parcela de responsabilidade sobre a gravidez e criação do bebê. Isso gera diversas mudanças na vida de ambos, já que é preciso passarem por uma difícil adaptação a uma situação imprevista e inesperada. (Reestruture e desenvolva a discussão de acordo com o tema proposto)

Portanto, é preciso o acesso dos jovens a educação sexual integrada e compreensiva, assim como a conscientização e a orientação para o uso de contraceptivos, estes fatores são as principais formas de diminuir a gravidez na adolescência. (Reformule. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas, uma vez que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200