Gravidez precoce, um problema estrutural - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o psicoterapeuta Ivan Capellato “o autoconhecimento juvenil adequa o indivíduo aos diversos impasses da vida, mas a informação é imprescindível”. Partindo dessa premissa, debater sobre gravidez precoce é enfatizar temáticas como: relação familiar, base educacional e, acima de tudo, discussão sociocultural. Posto isto, a problematização (Vírgula) no que tange famílias desestruturadas (Vírgula) pode influenciar esse cenário negativo e a falta de informação adequada (Problemas na progressão de ideias), seja pela evasão escolar ou ensino “capenga” torna a situação agravante. (Reestruture)

Diante disso, o tema gravidez na adolescência é ficcionado no seriado "Sex Education" (Vírgula) no qual o enredo mostra a importância do diálogo entre pais e filhos. No entanto, a realidade nem sempre é assim, muitos jovens não conversam com seus progenitores, seja pela ausência deles devido o trabalho, seja pelo medo ou acanhamento em abordar assuntos íntimos (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas para melhorar a construção de sentido). Logo, tal resistência é oriundo da cultura matriarcal cuja mulher foi ensinada a não inferir certos assuntos e, consequentemente, a atualidade absorveu e construiu esses percalços familiares. Além disso, a cenário brasileiro piora quando famílias desestruturadas pela violência doméstica e drogas resistem e perpetuam-se todos os anos.

Por conseguinte, a informação é crucial para engendrar autoconhecimento do corpo, da sociedade e dos impasses diante da vida (Reelabore essa discussão). Mas, (Sem vírgula) uma parcela considerável do público infantojuvenil não detém essas oportunidades e, tampouco, vivem em um país referência em educação. Para tanto, mediante os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – mais da metade dos adolescentes que estudaram em escolas públicas não tiveram educação sexual pertinente, fora os altos índices de evasão os quais colaboram no défice  déficit dessas informações essenciais na formação do cidadão. Portanto, a gravidez precoce é um problema estrutural e de alcance nacional (Vírgula) e precisa de orientação qualitativa e participação conjuntural – familiar, docentes, direção escolar e força política dos representantes. (Reestruture e delimite as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Com base nessas considerações, a preconização da gravidez é questão social. Então, soluções precisam fomentar melhorias. As entidades educacionais, por intermédio do Ministério da Educação (Apresente a sigla), podem elaborar uma diretriz obrigatório na nova base curricular de ensino (Vírgula) a na qual inclua educação sexual com participação dos pais. (Reestruture essa proposta) Essa proposta traria debates e diálogos entre alunos, pais e professores. Além disso, feiras educacionais seriam integradas para levar conhecimentos à comunidade em geral. Assim, um país mais instruído diminuiria problemas de gravidez precoces

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, tendo em vista o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200