Gravidez precoce - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Juno", a personagem Juno é uma adolescente que engravida de seu melhor amigo e decide dar seu bebê para adoção por não ter condições psicológicas para ter uma criança. (Articule mais a discussão apresentada no período anterior) Fora da ficção, muitos adolescentes no Brasil acabam sendo pais antes de concluírem o ensino médio, o que ocorre devido a falta de conscientização e da ausência de diálogo entre pais e filhos.

Pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde revelam que cerca de 56 adolescentes a cada grupo de mil adquirem uma gravidez precoce, muitos diretamente ligados à falta de informação referente à importância do uso de preservativos (Reestruture e articule melhor essa discussão). Muitas escolas brasileiras não possuem nenhum programa relacionado à educação sexual, situação consequente da negligência governamental, o que tornam os casos de gravidez e DSTs (Desenvolva a sigla) ainda mais frequêntes. (As discussões são pertinentes ao tema. No entanto, precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Faz-se mister (Vírgula) ainda, salientar a carência da educação por parte dos pais (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida), que é indispensável na formação de jovens concientes, como impulsionador do problema (Melhore a construção de sentido). De acordo com o filósofo Paulo Freire, (Sem vírgula) "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", informação desconsiderada quando muitos pais optam por deixar de lado diálogos referentes a sexo a fim de evitar relações na adolescência, não percebendo o efeito contrário a tempo de evitar uma gravidez precoce. (Discussão superficial. Reelabore)

Infere-se, portanto, que ainda há barreiras a serem quebradas para que o problema seja resolvido. Diante dos fatos, é necessário que o ministério da saúde, atrelado ao MEC (Desenvolva a sigla), promova, por meio de verbas governamentais, aulas semanais nas instituições de ensino público do país destinadas à educação sexual, além de fornecer acompanhamento psicológico aos jovens que passam pela gravidez na adolescência para que, (Sem vírgula)  casos como o de Juno sejam cada vez menos frequentes no país. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200