Gravidez Precoce - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme “Os garotos da minha vida “ é retratada a história de uma garota que engravida aos 15 anos e é obrigada a casar e a adiar planos que tinha para o futuro (Reestruture essa discussão). Fora de ficção (Vírgula) isso ocorre com várias meninas, das quais ao se depararem com a gravidez precoce mudam radicalmente sua vida. Em parte, esses “imprevistos” acontecem devido à falta de informação sexual (Vírgula) e como consequência a falta de prevenção. (Discussões superficiais. Reelabore as discussões)

Em primeiro caso, é importante destacar que é na adolescência que o indivíduo começa a conhecer o seu corpo de maneira mais complexa, devido as transformações que ocorrem nessa faixa etária (Reestruture essa discussão). Diante disso, é nessa idade que o indivíduo deve ser educado sobre sexualidade e os devidos cuidados que devem ser tomados pelo resto de suas vidas. Logo, o acesso a informações, (Sem vírgula) trará muitos benefícios à saúde e bem-estar de todos, evitando doença e gravidez precoce. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)
 
Outrossim, o não uso de métodos contraceptivos é outro fator que ocasiona o aumento do número de gravidez na adolescência. Diante disso, é essencial que um dos diversos métodos sejam utilizados (Reestruture essa discussão). Com isso, as pessoas ficam livres de qualquer risco de gravidez, analogamente ao filme “Os garotos da minha vida” no qual a menina de apenas 15 anos engravida. (As discussões precisam ser reelaboradas. Evite uma abordagem superficial)

Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Educação, implemente palestras educativas, (Sem vírgula) sobre sexualidade, nas escolas para os jovens, com o intuito de informar corretamente a todos sobre os cuidados a serem tomados. Além disso, o mesmo órgão deve realizar campanhas para toda a sociedade sobre a importância do uso de contraceptivos. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas, uma vez que o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita;


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200