A Educação Sexual é a chave - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Sex Education” é uma série televisiva quem como pauta principal  (Problemas na construção de sentido) a educação sexual dos adolescente no ambiente escolar, através dos alunos Otis e Maeve (Reelabore e desenvolva a discussão apresentada). Fora da ficção, o assunto sexo ainda é tabu na sociedade, no ambiente familiar e escolar. (Reelabore as discussões iniciais e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Por causa desse tabu, os adolescentes iniciam sua vida sexual sem nenhuma orientação e essa desinformação pode trazer sérias consequências, como uma gravidez precoce (Melhore o desenvolvimento dessa discussão para evitar uma abordagem superficial). Dados de 2011 (De onde?), (Sem vírgula) mostram um índice de 2.913.160 nascimentos, sendo que 533.103 nascidos são de meninas de 15 a 19 anos (Vírgula) e 27.785 de meninas de 10 a 14 anos. (Abordagem superficial do tema proposto)

Outro impacto que essa desinformação traz para a vida do adolescentes são os problemas de saúde durante ou pós-parto (Vírgula) e os problemas psicológicos como uma depressão, além do impacto socioeconômico, já que muitas dessas meninas não terminam seus estudos (Vírgula) dificultando seu acesso ao mercado de trabalho. (Discussões superficiais. Reelabore as discussões apresentadas)

Portanto, cabe ao governo, à mídia, a escola e à família orientar e educar esses adolescentes (Discussão superficial). O governo junto com a mídia criarem campanhas abordando o assunto para serem transmitidos através dos meios de comunicação. (Problemas na construção de sentido) Além disso, a criação de cartilhas informativas sobre a saúde feminina e métodos contraceptivos que seriam distribuídos nos Postos de Saúde. (Não compreende a estrutura do texto)

No que se refere à escola, inserir em sua grade curricular a disciplina de Educação Sexual, (Sem vírgula) a partir do 7° ano do ensino fundamental, que tem como objetivo esclarecer e informar os adolescente para uma vida sexual segura (Problemas na construção de sentido. Reestruture a discussão apresentada). Por sua vez, os pais conversarem com seus filhos sobre o assunto abertamente, além de ouvi-los e tirarem suas dúvidas. Então, só assim, será possível reduzir os altos índices de gravidez precoce entre os adolescentes. (Reelabore)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para evitar uma abordagem superficial do tema, além de melhorar a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200