Gravidez precoce, um problema a ser resolvido - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O número de mães adolescentes e pré-adolescentes vem aumentando assustadoramente em todo o mundo. (Reelabore essa ideia) No Brasil está  essa realidade não é diferente, em 2015 foram registrados cerca de 574 mil ocorridos de crianças nascidas de mães de idade ente 10 e 19 anos (Problemas na construção de sentido), isto ocorre por diversos fatores, (Sem vírgula) sociais, emocionais, pouca perspectiva escolar, e principalmente imaturidade e falta de orientação. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

Em uma pesquisa publicada pelo site G1 é citado o caso de uma menina de apenas 14 anos que está grávida de cinco meses, ela relatou que não sabia que era necessário tomar a pílula anticoncepcionail todos os dias. É extremamente relevante a orientação aos adolescentes, pois como visto, quando esta falta buscam conhecimento em si mesmos, entretanto devido a pouca idade ainda nao conseguem pensar e arranjar soluções sozinhos. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões apresentadas)

Outrossim é que mães adolescentes sofrem muito após o nascimento do bebê (Abordagem superficial do tema proposto), devido ao fato de não estarem prontas para serem mães. Uma pesquisa realizada pela USP(Universidade de São Paulo) aponta que a maioria dos casos de depressão pós-parto são decorrentes de mães adolescentes. (Observe que não há progressão de sentido no texto)

Portanto (Vírgula) faz-se se faz preciso estar mais alerta em relação aos adolescentes, pois ainda são imaturos e necessitam de orientação que deve ser feita através de campanhas feitas pelas escolas; (Problemas na construção de sentido) hospitais públicos oferecerem palestras gratuitas para adolescentes para os informar sobre gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis (Apresente e desenvolva a sigla); os prefeitos disponibilizarem psicólogos para irem às escolas duas vezes por semana,e assim, controlar os números de gravidez precoce. (Desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200