Gravidez precoce, um milagre indesejado - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
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Um grande problema muito presente na sociedade brasileira é a gravidez precoce, em sua grande maioria entre adolescentes de baixa renda e pouca expectativa de futuro (Melhore a construção de sentido). Esse tema gera um debate recorrente na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade, pois é um problema pertinente, e para que se consiga resolver (Problemas na progressão de sentido) será necessário uma reforma nas políticas públicas em relação a métodos anticoncepcionais e também de educação. (Reelabore as discussões iniciais para melhorar a progressão de ideias)

A gravidez na adolescência, embora presente em todas as classes sociais no Brasil, afeta em maior nível, (Sem vírgula) as classes mais baixas, onde  (Use pronomes relativos) o acesso à educação é escasso e dificilmente completo. Então será de suma importância uma melhora no sistema educacional público e posteriormente incluir nas escolas preferencialmente a partir do Ensino Fundamental 2 aulas de educação sexual, a qual o a instituição informará os alunos sobre métodos contraceptivos. (Reelabore e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Contudo, apenas ensinar sobre métodos contraceptivos não é eficaz se a população não tem acesso a eles (Melhore a construção dessa ideia), será necessário entender a questão de gravidez precoce como não apenas uma questão social (Vírgula) mas como uma questão de saúde pública. Ou seja, para que consiga-se uma melhora na situação será necessário que os postos de saúde públicos tenham esses anticoncepcionais para quem for precisar, sem nenhum ou baixo custo. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule, delimite e articule as ideias)

Concluindo,  (Evite) o Brasil sofre com a gravidez precoce (Vírgula) pois na conjuntura atual as classes mais baixas não são conscientizadas sobre o assunto (Reelabore essa ideia), não aprendem a previnir e nem têm acesso a métodos anticoncepcionais (Reveja essa afirmação). Para resolver o problema, (Sem vírgula) será necessário que os Ministérios de Cultura e Saúde se unam, para que os jovens consigam receber mais escolaridade (Reelabore) e nas escolas aprender métodos preventivos e que em postos de Saúde eles consigam ter acesso a esses métodos e assim estarem mais seguros. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200