Gravidez em crianças e adolescentes no Brasil - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
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No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade, casos de gravidez, considerando a idade definida no país, estão ocorrendo tanto em adolescentes como em crianças, tornando-se um problema, pois muitas jovens acabam abandonando os estudos e falecendo por complicações. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as ideias e apresente a tese)

Quando uma criança ou adolescente engravida, acaba tendo sua vida transformada, e em decorrência disso, muitas abandonam os estudos e em alguns casos, pouco tempo depois acabam tendo a segunda gravidez.(Reformule as discussões. Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

O risco de morte materna se duplica entre mães com menos de 15 anos. Segundo Clarissa F. Etienne, diretora da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), a gravidez: “Não apenas cria obstáculos para seu desenvolvimento psicossocial, como se associa a resultados deficientes na saúde e a um maior risco de morte materna.” (Desenvolvimento limitado. Reelabore as discussões e articule as ideias apresentadas)

Em vista disso, pode-se concluir que a gravidez na adolescência é um problema social e de saúde pública (Essa ideia não está evidente no texto) que deve ser discutido pelo Ministério da Saúde e levado às escolas, com aulas de educação sexual, para informar os jovens sobre a prevenção com métodos contraceptivos, diminuindo assim os índices de gestações e mortes de crianças e adolescentes no país. (Reformule a discussão. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, uma vez que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200