No conceito de estrutura social, o excesso de prenhez aumentou significativamente durante gerações (Reelabore essa ideia), e consigo, (Sem vírgula) houve o início de pensamentos indevidos perante a gravidez na adolescência (Reformule essa ideia), que acarretou a criação do enraizamento de uma cultura de assédio sexual, no qual, (Sem vírgula) cada grupo ou coletividade constrói sua visão de mundo com base em contextos históricos, culturais e religiosos. (Reelabore as discussões iniciais para melhorar a progressão de sentido)
Indubitavelmente, é de extrema importância lembrar das mulheres que viveram situações de obscuridade, no na qual eram forçadas a se casarem no século XIII a. C. na Roma Antiga (Reveja essa discussão). E isso se transformou em uma esfera de realidade social na atual Índia, com casamentos forjados contra a vontade pessoal de crianças e adolescentes. (Reelabore as discussões e desenvolva de acordo com o tema proposto)
Abruptamente, o aborto já era documentado em antigas sociedades orientais com métodos físicos ou químicos, no qual é um tema muito pautado atualmente. Vale ressaltar que a apresentadora, atriz e empresária norte-americana Oprah Winfrey, revelou que passou por um momento de imprecisão, e que abortou em sua adolescência, aos seus 14 anos. Hoje ela impulsiona campanhas para que mulheres não temem a prática segura do aborto, segundo o site Acidigital. (Reelabore e desenvolva de acordo com o tema proposto)
Destarte, perante os fatos supracitados, é de suma importância o Ministério da Educação não negligenciar um assunto como esse, há muitos que ainda vivem à margem da sociedade, portanto, a educação deverá chegar para os mais desafortunados, mesmo por projetos tradicionais ou culturais. E (Vírgula) acerca disso, criar um alcance maior na sociedade de preservativos e anticoncepcionais. (Reelabore as discussões apresentadas. Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e articule as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |