A gravidez precoce, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é constatada quando uma menina engravida entre os 10 e os 19 anos. Tendo em vista que boa parte das mães adolescentes abandonam os estudos ou colocam os bebês para a adoção, aliado aos riscos que a gestação traz para a saúde e ao fato de, nesta idade, não haver preparação física e psicológica para iniciar uma família, constata-se que a gravidez precoce é sim um problema. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)
Segundo o levantamento do movimento Todos pela Educação, das 415.000 mães entre 15 e 17 anos, 310.000 estão fora da escola. Dado que pode ser facilmente comprovado já que, durante a gestação até o primeiro ano do bebê, as mães passam por necessidades, dificuldade de locomoção, dores e ainda pelo período de amamentação, o que as levam a abandonar os estudos (Vírgula) gerando impactos socioeconômicos e prejudicando seus futuros profissionais. (Reformule as discussões. Delimite e articule mais as ideias apresentadas)
Ainda existem casos em que as gestantes optam por entregar seus filhos para a adoção, contudo, tal meio conta com uma fila de espera com mais de 8,7 mil crianças e adolescentes, segundo consta o Cadastro Nacional de Adoção (Reveja como essa discussão se adequa ao tema proposto. Reformule). Ademais (Vírgula) na adolescência, nota-se a falta de maturidade e preparação para cuidar de um filho, principalmente da parte paterna haja vista os inúmeros casos de mães solteiras e pais que não assumem os filhos. (Evite um desenvolvimento superficial. Reestruture as ideias apresentadas)
Considerando que a adolescência não é a fase mais adequada para se ter um filho, é necessário que as escolas possuam matérias e professores capacitados para aulas de educação sexual, a fim de esclarecer as consequências da gravidez precoce e instruir os jovens sobre os métodos contraceptivos (Vírgula) com o intuito de evitar tanto a gestação quanto infecções sexualmente transmissíveis (Reelabore essa ideia). Em conjunto a isso, o governo pode criar campanhas explicativas e propagá-las nas redes sociais onde os jovens se encontram muito presentes, para que as informações necessárias sejam repassadas. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas, de modo a melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |