Gravidez na adolescência é um dos assuntos mais pautados atualmente, principalmente quando está relacionado à cultura (Como assim?), o que torna esse processo mais complexo. (Reelabore essa ideia. Ela precisa estar mais articulada para fazer sentido) Preservativos, anticoncepcionais, DIU, (Sem vírgula) são alguns dos métodos contraceptivos para evitar a fecundação e certas doenças, porém muitas adolescentes não têm esse conhecimento, ocorrendo a gravidez precoce. (Reelabore as discussões. Delimite os fatos de acordo com o tema proposto. Apresente a tese)
Algumas culturas (Vírgula) como na Índia, meninas ao entrar no processo da menarca (primeira menstruação), já estão "preparadas para casar", os pais arrumam pretendentes, na maioria das vezes com idade elevada, para fazer o casamento, fazendo deste que a menina seja mãe mais cedo do que deveria (Reelabore essa discussão. Evite uma abordagem superficial). Entretanto, por conta deste extemporâneo as jovens acabam saindo da escola cedo e assim não adquirindo o conhecimento completo para obter métodos eficazes para evitar tal situação. (Abordagem superficial. Reelabore as discussões apresentadas)
Dado o exposto, os pais poderiam orientar seus filhos antes mesmo de se tornarem adolescentes (Evite esse tipo de construção), pois deixam para avisar no último momento, fazendo com que acelere esse processo e causando certos problemas (Problemas na construção de sentido), como DST. E também adquirir mais conhecimento sobre, assim evitando a gravidez na adolescência. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |