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Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 06/02/2020

Status:

Corrigida
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O desenvolvimento prematuro dos jovens na geração atual tem se tornado um processo muito comum e debatido, ligado principalmente ao acesso cada vez mais liberado à tecnologia e a imensa rede de informação, conhecida como "internet" (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reflita e reestruture). São diversos os pontos que têm sido discutidos não somente pela sociedade, mas também pelo governo, que luta cada vez mais para evitar uma das consequências de atos juvenis mais recorrentes e de grande interferência na vida dos envolvidos: a gravidez na adolescência (Reelabore essa ideia para melhorar a construção de sentido). Este processo, além de desacelerar o processo de desenvolvimento profissional da jovem, promove aos adolescentes uma dependência física e emocional dos pais ou responsáveis (Abordagem superficial), além de muitos sofrerem com crises de identidade ao se depararem com o novo contexto. (Reelabore as discussões. Delimite as discussões)

Ao se iniciar o processo de adaptação durante a gravidez, e consequentemente com um recém-nascido nos braços, diversos processos da vida que antes podiam ser realizados a partir daí passam a ser inviáveis, ou então precisam ser adiados, como por exemplo escola, faculdade, um projeto acadêmico que exija disponibilidade etc, (Discussão superficial. Reestruture as ideias apresentadas) Essa situação, além de muitas vezes desestimular a jovem a desenvolver futuramente seus planos e desejos profissionais, em muito afeta sua autoestima e a autoimagem, podendo desencadear doenças mentais, como depressão e ansiedade. (Abordagem superficial. Delimite e articule as ideias apresentadas)

Além disso, estar em uma nova realidade, que envolve extrema responsabilidade e pressão, leva principalmente as jovens à procurar apoio psicológico com a família ou pessoas de confiança, criando assim um laço que diminui a insegurança e o medo do futuro (Abordagem superficial. Reestruture essa discussão)(Problema de pontuação) Esse tipo de relação, por ter ocorrido muito antecipadamente, retira muitas vezes a liberdade e segurança da gestante para tomar decisões, já que ela não tem autonomia sobre a própria vida (Vírgula) e não se sente experiente o suficiente para lidar com a situação. (Abordagem superficial. Reestruture e articule mais os fatos apresentados)

Considerando o exposto acima, pode-se concluir (Evite esse tipo de construção) que a gravidez precoce é uma questão social, que envolve fatos históricos, e que induziram ao elevado número de gravidezes precoces nos últimos anos no Brasil, como a falta de informação e educação pública inconsciente (Reestruture essa discussão). A gestação prematura, na maior parte das vezes, desvirtua a jovem para alcançar suas metas e promove mudanças na percepção de si mesma, normalmente para o lado negativo. Por conta disso (Evite esse tipo de construção), é majoritariamente um acontecimento que retarda o desenvolvimento normativo do jovem, e geram consequências irreversíveis para a vida do mesmo(Use quando houver ideia de igualdade)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas, pois a abordagem ao longo do desenvolvimento está superficial. Articule mais os fatos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200