Gravidez precoce: um problema? - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 06/02/2020

Status:

Corrigida
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A gravidez na adolescência se tornou algo recorrente nos últimos anos, destacando o Brasil, onde que estudos realizados pelo IBGE (Desenvolva a sigla), (Sem vírgula) apontam que essa fase de transição de criança para adolescente, (Sem vírgula) se inicia próximo dos 12 e encerra aos 20 anos.(Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

Durante essa “ocorrente” na vida do jovem, (Reelabore para melhorar a construção de sentido) seu corpo apresenta os chamados picos hormonais (aumento da produção de estrógeno e progesterona nas meninas e testosterona nos meninos), sendo neste período que a gravidez alcança seu maior número. Um dos motivos condizentes para a atual situação que assola a realidade dos jovens, em especial as meninas, destaca-se a falta de conscientização. (Problemas na progressão de sentido. Reelabore e articule mais a discussão)

A OMS (Desenvolva a sigla) em 2017 aponta que nos casos de gravidez na adolescência, 30% das meninas não concluíram o ensino médio, aumentando este percentual em 5% no nordeste, liderando o ranking como a região com a maior taxa de gravidez, contribuindo para que o Brasil tenha a maior média na América Latina. (As discussões apresentadas precisam estar mais articuladas)

A falta do uso de contraceptivos é um fator que contribui para o aumento deste número, onde que na maioria dos casos, muitas das vezes, não são usados por falta de conscientização. Deve-se levar em conta o fator psicossocial, levando em conta (Melhore a construção de sentido) que uma gravidez precoce pode afetar drasticamente a vida dessa pessoa, abalando seu emocional (Vírgula) podendo fazer mal a sua sanidade mental e física. (Abordagem superficial do tema)

Para que este “problema” possa ser evitado na sociedade, a solução viável seria investir em campanhas de conscientização e estimular o uso de contraceptivos por meio de propagandas ou de outras formas (Reformule essa discussão), contribuindo para a diminuição desse índice. (A proposta de intervenção precisa ser mais desenvolvida)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial (além de apresentar problemas na construção de sentido). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200