Gravidez precoce problema sério - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 06/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com dados oficiais, 26% da população sexualmente ativa do país, (Sem vírgula) iniciou sua vida sexual antes dos 15 anos. Esse dado, logo, (Reelabore essa ideia) comprova um grande problema presente na sociedade brasileira - a gravidez precoce (Reestruture essa ideia). Nesse sentido, é preciso analisar como a falta de educação sexual e a ausência de políticas governamentais contribuem com a temática. (As discussões precisam ser reelaboradas para melhorar a construção de sentido)

Em primeiro lugar, é importante destacar que a falta de educação sexual é uma das grandes causas do problema. Isso porque, falar sobre sexo é considerado um tabu, já que para muitas famílias conversar sobre o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) pode incentivar o adolescente a tornar-se sexualmente ativo. Em vista disso, a falta de diálogo e informações essências (Quais?) acabam prejudicando e colocando em risco o futuro dos jovens. (Problemas na progressão de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

Ademais, a gravidez precoce no país está intimamente relacionada as desigualdades sociais existentes (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida ao longo do texto). Nesse âmbito, segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil (Discussão pouco desenvolvida). A condição de pobreza da família, falta de acesso à educação sexual nas escolas ei e inadequado planejamento familiar (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação) prejudicam a prevenção da gravidez. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao MEC (Desenvolva a sigla) promover nas escolas palestras e cursos sobre a educação sexual, (Sem vírgula) que mostrem maneiras de evitar a gravidez e seus efeitos na vida dos jovens (Reelabore essa ideia, pois está confusa). Além do mais, o Ministério da Saúde deve promover através de campanhas e discussões sobre a sexualidade nós  nos postos de saúde, com objetivo de quebrar esse tabu. Assim os índices de gravidez serão mitigados. (Reestruture e articule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200