A Gravidez na Adolescência Hoje - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 06/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, é percebido um alto índice de gravidez na adolescência, principalmente em países sub-desenvolvidos e em suas regiões mais pobres. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

A gravidez precoce era comum em países desenvolvidos até a chegada da Revolução Industrial (Como assim? Essa ideia precisa ser mais articulada para fazer sentido), que permitiu as mulheres seus direitos de trabalho. No Brasil até a época pós 1945. (Problemas na construção de sentido. Reelabore e desenvolva mais as discussções apresentadas)

Porém, há um certo tempo, (Sem vírgula) esse assunto tomou grandes proporções, por jovens estarem tendo filhos por volta dos 14 anos, pelo alto índice hormonal, (Melhore a construção de sentido) e por alguns jovens serem precoces, iniciaram sua vida sexual mais cedo do que os outros. (Reelabore as discussões apresentadas)

Isso muitas vezes acontece pela falta de informação, a principal delas é falta de estudar a educação sexual e os métodos contraceptivos e a importância deles (Problemas na progressão de sentido. Reelabore essa discussão), por isso é muito importante que os jovens tenham essa educação na escola. Também para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Alguns jovens, por motivos que podem ser considerados banais, têm consciência dos métodos, mas não o fazem por escolha própria, levando à gravidez indesejada (Abordagem superficial do tema).
Em casos de gravidez proveniente de abuso sexual, (Sem vírgula) é permitido o aborto, por ser principalmente um caso de saúde pública. (Problemas na construção de sentido. Reelabore essa discussão)

Com a gravidez na adolescência, muitos mulheres se desanimam dos estudos, para trabalhar especialmente para cuidar de seus filhos, alguns casais se casam por vontade própria, e outros são obrigados, porém, são casos e casos, tudo depende da escolha dos progenitores. (Reelabore as discussões apresentadas, pois estão superficiais)

A conclusão disso é  (Evite esse tipo de construção) que antigamente as mulheres tinham filhos jovens por ser uma cultura da época as mulheres viverem por uma família (Reelabore essa ideia), hoje o cenário se encontra totalmente diferente quando ocorre uma gravidez por acidente, às vezes por um descuido, outras por falta de verba e saúde básica de uma região, mas o importante é sempre se conscientizar sobre esse assunto. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200