Dever - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 05/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde os primórdios (Evite expressões clichês), o homem tem um instinto reprodutor. Na antiguidade, o trabalho era no campo, então era preciso ter famílias numerosas e quanto mais cedo o casal tivesse filho (Vírgula) mais mas mão de obra teria. Entretanto, hoje o homem trabalha na cidade (Vírgula) onde é preciso se atualizar, se informar e estudar para ter um emprego. Isso, (Sem vírgula) são coisas que exigem dedicação, assim a gravidez precoce se torna um problema. (As discussções iniciais estão desenvolvidas de modo confuso. Reestruture, delimite e apresente a tese)

Sobretudo, sabe-se que atualmente o jovem está perdendo a moral e o sentimento de dever (Reelabore essa ideia). Por consequente, ao ter relação sexual sem se prevenir a menina acaba engravidando e o garoto fugindo da responsabilidade e dever de ajudar a criar o filho (Cuidado com a seleção lexical. Reelabore essa ideia). Como resultado, geralmente a menina acaba sSozinha e sem o apoio familiar. Isso, (Sem vírgula) gera um desânimo, inclusive, no meio escolar no qual a jovem desisti desiste de estudar. E essa evasão reflete em desigualdade e exclusão social (Vírgula) de acordo com os estudos do Fundo de População das Nações Unidas (UFPA). (Abordagem superficial do tema)

Deve-se levar em conta, também (Vírgula) que apesar da gravidez ser um problema na adolescência, principalmente por causa da evasão escolar (Problemas na construção de sentido. Reelabore a ideia desse período). Entretanto, há um outro problema, isto é (Evite), as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e doenças na gestação, como anemia gestacional, parto prematuro e baixo peso do feto ao nascer (Essas ideias precisam ser melhor articuladas). Além disso, de acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a menina (Reveja a seleção lexical) demora demais para ir em a uma consulta ao ginecologista, pois a idade média é de 20 anos e a causa da consulta é por causa da gravidez suspeita ou doença(As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas)

Diante dos fatos citados, percebe-se que é preciso de uma parceria entre o governo e as famílias. A fim de criar campanhas nos postos de saúde e nas escolas (Vírgula) somado com as conversas entre pais e filhos sobre o assunto. Ademais, a distribuição de métodos contraceptivos deve ser mais acessível e não só encontrada em postos de saúde, como também em todos os lugares públicos, inclusive na escola, desse modo diminuirá o problema de uma gravidez indesejada. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As dicussões apresentadas ao longo do texto estão superficiais, logo precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200