O Brasil e as jovens mães. - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 05/02/2020

Status:

Corrigida
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A sociedade ao longo dos anos tem vivenciado um momento de crescimento de jovens que engravidam devido a vida sexual ativa que desenvolve desde muito cedo (Melhore a construção de sentido), onde muitas garotas deixam-se levar por influência de seu parceiro e amizades (Reelabore essa ideia). Afinal, o que realmente falta para haver um controle nesse aumento de nascimento de jovens mães? (É preciso desenvolver mais as discussões iniciais, além de apresentar a tese)

É sabido de dados sobre gravidez de meninas entre 15 e 19 anos (Melhore a construção dessa ideia), (Sem vírgula) tem sido bastante elevado, decorrente da falta de uso de pílula anticoncepcional, por motivo de não achar ser necessário, e após nascimento de criança as garotas não possuem tempo para voltar aos estudos e retomar suas outras atividades, em algumas das vezes por sentirem vergonha dos olhares da sociedade (Reelabore essa discussão). Ciente deste fato observa-se que não há um planejamento familiar, nem tampouco conhecimento suficiente das adolescentes acerca dos riscos que a gravidez pode acarretar, em algumas das vezes por motivo do corpo da mãe não estar totalmente apto para gerar um filho. (Discussões superficiais. Precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Entretanto algumas famílias não se posicionam acerca de educar e orientar sobre a vida sexual , deixando a mercê dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), a responsabilidade unilateral de educar-se sexualmente, faz-se necessário abordar que não é apenas dever dos pais dialogar à respeito do assunto. (Melhore a construção de sentido)

Em seguida, é relevante examinar as possíveis dúvidas que com certeza as jovens mães possuem a respeito dos passos a seguir durante toda a gestação, e mostrar a importância de cuidar bem de sua saúde para não só agregar bem estar para si, mas respectivamente para o bebê . É pertinente que a população aceite que a gravidez precoce não deve em si ser encarada como um problema, mas sim, deve-se evitar o surgimento precoce de gravidez entre garotas que ainda deviam estar focando nos estudos e crescimento pessoal. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

Assim cabe ao Estado investir mais em projetos nas comunidades (Como essa discussão se relaciona com o que foi apresentado ao longo do texto? Reflita), principalmente as mais carentes, visando fazer abordagens aos cuidados que as jovens devem ter ao iniciar sua vida sexual, e ressaltar a importância de dedicar-se aos estudos para conseguir ingressar de forma produtiva no mercado de trabalho, desenvolvendo de maneira ágil a reflexão acerca de como ser independente financeiramente. (Discussões superficiais. Não compreende a estrutura do texto)

Por fim, deste modo é mais viável agrupar tanto conhecimento quanto consciência em meio as adolescentes, (Sem vírgula) que se encontram sozinhas em seus pensamentos imaturos (Reelabore essa ideia) e sem estrutura para lidar com seus instintos a flor da idade. Deve-se alertar também sobre as doenças advindas de relações desprotegidas e suas consequências, construindo imagens que representem a importância e gravidade dos fatos. (Discussão superficial)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Além disso, é importante delimitar e articular as discussões de acordo com a estrutura do texto, de modo a melhorar a construção das ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200