É do conhecimento de todos que a gravidez precoce vem se tornando cada vez mais comum em nossa sociedade. Mas por que isso acontece? (Não compreende a estrutura do texto. Reformule e apresente a tese)
No Brasil, a taxa é de 62 adolescentes grávidas, entre 15 e 19 anos, em um grupo de 1000 jovens mulheres (De onde vem esse dado?). Raramente, (Sem vírgula) a gravidez na adolescência é desejada, pois, na maioria das vezes, essa situação acaba acontecendo por diversos descuidos (Desenvolva mais essa ideia).
Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) citar,por exemplo, a falta de informação sobre vida sexual e métodos contraceptivos para o grupo juvenil. Usualmente,esses assuntos, (Sem vírgula) ainda são vistos como tabus em diversas famílias, por isso não é muito falado, e as dúvidas recorrentes dos adolescentes não são sanadas. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões desse parágrafo)
Por esses, e diversos outros motivos, (Reveja essa construção) as gravidezes precoces e indesejadas, (Sem vírgula) acabam chegando causando (Como assim?), muitas vezes, o abandono da criança, risco de saúde para o bebê e para a mãe, e até famílias que não aceitam a gravidez, e acabam expulsando a adolescente de casa.. (Reelabore as discussões desse parágrafo, pois estão superficiais)
É explicitamente necessária a fundação de ONGs (Desenvolva a sigla) que possam falar sobre vida sexual, gravidez e métodos contraceptivos para o público juvenil, e famílias deixarem a "vergonha" de lado para que esses assuntos possam ser discutidos mais abertamente nas casas. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões, em sua maioria, não seguem a proposta do texto dissertativo-argumentativo. Por isso, é importante delimitar e articular fatos capazes de evidenciar a sua percepção acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |