Gravidez na adolescência - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 04/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Gravidez precoce consiste na gravidez de uma adolescente. O Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos, diz relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média estimada é de 46 nascimentos a cada mil. 

A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais (Como assim?) e reprodutivos são os principais motivos para a gestação na adolescência. Além disso, questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, incluindo o uso inadequado de contraceptivos como métodos de barreira  (Como assim?) e preservativos. Podendo assim observar-se o aumento de DST´s ( Doenças Sexualmente Transmissíveis), IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) (Essas ideias apresentadas são subtemas. A gravidez na adolescência é o tema central), além da gravidez precoce nessa faixa etária. (As discussões precisam estar melhor relacionadas para melhorar a construção de sentido. Delimite as ideias)

Ao engravidarem, voluntária ou involuntariamente, essas adolescentes veem seus projetos de vida naufragarem (Reelabore essa ideia). "É de se destacar a relação existente entre gravidez e abandono escolar, pois, estima-se que cerca de 58% dessas meninas brasileiras com filhos não trabalhem ou estudem", ressalta o Dr. Paulo Nassar, coordenador do centro de diagnóstico da maternidade Perinatal Barra. Os estudos do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) mostram ainda a relação entre a gravidez na adolescência e o ciclo de perpetuação da pobreza, desigualdade e exclusão social. Afinal, ainda é maior a incidência de mães adolescentes nas camadas menos favorecidas economicamente do país. (As discussões são pertinentes, porém precisam estar mais articuladas)

"Eles (os adolescentes) são imediatistas, usufruindo de prazeres sem pensar nas consequências e de, ainda nos dias de hoje, considerarem-se blindados, como se a gravidez só ocorresse em populações diferentes da sua", reforça a psicóloga Viviane Rossi. (Não corresponde ao que é proposto na estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Articule mais os fatos para evitar uma abordagem "expositiva")

A educação é listada como um dos mais importantes fatores de prevenção. Nesse aspecto, é necessário considerar a educação abordando sexualidade e saúde reprodutiva, tanto no meio familiar quanto na escola, com abordagem científica, (Reelabore essa ideia) e nos programas de promoção à saúde,fortalecimento da educação integral em sexualidade, a inclusão dos homens nas políticas de prevenção e redução da gravidez na adolescência, ampliar o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva nos países, entre outras medidas.O Marco Estratégico (?) é um instrumento de política pública que define as linhas e abordagens para enfrentar este desafio nos setores de saúde, educação e proteção social, com envolvimento das comunidades e das(os) próprias(os) adolescentes. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção de acordo com a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para melhor evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema, além de evitar um texto "expositivo". Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200