A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira - Banco de redações


A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

Enviada em: 13/01/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Conforme a tecnologia avança, mais fácil se torna o acesso à informação, entretanto, igualmente se torna mais fácil manipular as pessoas. Hoje em dia os meios de comunicação são os grandes formadores de opinião. É inegável a influência deles sobre os brasileiros. (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)

Um exemplo disso foi a eleição de 2018, onde grande parte dos eleitores escolheu o seu candidato com base em informações obtidas em redes sociais, sendo um exemplo disso o Facebook. Outro meio de comunicação que foi de fundamental importância para decidir as eleições foi o Whatsapp, um aplicativo de mensagens. Muitas pessoas informaram que na hora de escolher um candidato, levaram em conta matérias compartilhadas pelo aplicativo. (Articule o fato apresentado de modo mais direto) É válido ressaltar que muitas dessas informações eram falsas. Um importante exemplo de como esse tipo de influência pode ser perigosa e, sobretudo, preocupante, foi a forma como as eleições americanas de 2016 foram decididas através de 'fakenews' (matérias falsas), como já foi admitido publicamente. Um cenário alarmante! (Evite esse tipo de construção)

Isso apenas ressalta a facilidade com que as pessoas são manipuladas e os responsáveis pelos meios de comunicação sabem muito bem disso (Evite esse tipo de construção), se utilizando de um método bastante eficiente para influenciar um indivíduo a gostar de uma marca específica, ouvir determinada música ou consumir 'tal' produto. (Reelabore essa discussão) Tudo isso é feito através de 'spam', (Reelabore essa discussão) com o sujeito sendo bombardeado de publicidade todos os dias por meio de anúncios na TV, nas revistas e jornais, na internet... Ou seja, o tempo inteiro.

Combater esse tipo de problema não é algo tão simples, é preciso o esforço e a colaboração de todas as partes. As redes sociais deveriam ficar mais atentas ao tipo de conteúdo que é compartilhado nelas, principalmente nos links de matérias mentirosas, que visam enganar o leitor, e se certificar de que sejam retirados do ar. Se necessário, o Estado também poderia entrar com ações contra os responsáveis das notícias falsas, visando combater essa prática. E também é de fundamental necessidade que os usuários das redes aprendam a importância de confirmar a veracidade de algo, antes de compartilhar informações errôneas, contribuindo para a desinformação. Além de se conscientizarem sobre as várias formas de manipulação via publicidade que existem, para assim, quem sabe, diminuir a efetividade que essas propagandas têm sobre as pessoas no geral. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam mais articuladas, além de delimitadas para melhorar o desenvolvimento das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200