- Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 20/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme brasileiro “Tropa de Elite” retrata as condições extremas que os policias são submetidos durante o trabalho. Fora da ficção, hodiernamente (Evite termos clichês) os efeitos não só da periculosidade (Vírgula) mas também da ineficiência da assistência psicológica do estado e a má formação (Vírgula) causam danos emocionais e refletem em índices de suicídios entre policiais. Nesse sentido, é necessário que subterfúgios (Cuidado com a seleção vocabular) sejam encontrados (Vírgula) a fim afim de resolver essa inercial (Cuidado com a seleção vocabular) problemática. (Discuta mais a realidade)

Primeiramente, vale analisar a formação desses policias, que logo após ela já saem pelas ruas para proteger a sociedade (Vírgula) colocando suas e as vidas de outras pessoas em perigo, segundo o G1 em 2018 houve o crescimento de 18% de vítimas em confronto com a policia, outro exemplo é o famoso caso Eloá, que mostrou como o despreparo da policia militar do estado de São Paulo acabou afetando o resultado dessa história (Reveja as discussões apresentadas. Evite períodos longos. Melhore a progressão de ideias). Desse modo esse preparo mostra precariedade na sua principal função, gerar profissionais qualificados para proteger os cidadãos. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)

Ademais, o acompanhamento por um psicólogo durante e depois quase não existe. A acadêmia de formação ainda conta com influências militares e metodologias opressoras que se não forem bem articuladas podem acabar gerando problemas emocionais e revolta contra a sociedade, como mostra o Extra apontando que em 2017 a cada 20 horas um policial militar foi denunciado à justiça no Rio de Janeiro. Levando em consideração que o meio influência o homem, sem um apoio forte do estado e um olhar humanitário da população o colapso emocional de policias é eminente. (Desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Dessa maneira, não à dúvidas de como esse ambiente de trabalho é extremamente perigoso e ardo. O papel de cada estado é fundamental, criando melhores capacitações e a gestão de pessoas durante esse processo juntamente com o Ministério da Justiça, criando seleções mais complexas de âmbito social e técnico com o propósito de melhorar a preparação dos policias. Outrossim, é a intensificação de acompanhamentos por um psicólogo é imprescindível, assim parcerias entre o SUS (Desenvolva a sigla) e o Estado ajudariam a melhorar essa questão com a finalidade de ajudar o profissional a conseguir lidar com o ofício. 





 

Comentários do corretor


Delimite as discussões e articule mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200