Suicídio: cinco sílabas que carrega vidas - Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 17/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A palavra (Qual palavra?) originada do latim, (Sem vírgula) pode ser conhecida como autocídio, é o ato de matar a si mesmo. Os motivos que levam alguém a se auto assassinar são finitos : problemas familiares,mentais, com o trabalho, depressão, autoestima, ou porque cansou de viver e não veem mais sentido em continuar. A questão é que o suícídio não é um fator que se pode ignorar,é uma realidade vivida entre nós, a qualquer momento alguém próximo pode se matar. e a pessoa que faz isso não prejudica a si somente mas também as pessoas ao seu redor que se importam com ela.Todavia o que se pode fazer para evitar? (Há uma discussão de um "subtema". Por isso, reestruture e apresente uma tese de acordo com o suícidio entre os policiais)

Nos últimos anos tem se observado uma grande quantidade de policiais que cometem tal ato enquanto estão em serviço (Reelabore essa discussão). Além de ser uma profissão em que se arrisca a vivência a todo momento, também tem o fato de ser um ofício que causa bastante estresse e em que eles podem tirar a existência de alguém,seja para salvar a sua em si ou para proteção de seu país, e de seus colegas de equipe envolvidos. E o número de autoquíria só vem aumentando, o que acarreta uma alerta a todos para poder evitar, porque depois que acontece não a mais nada que se possa fazer, e é sempre de pessoas que ninguém poderia imaginar. (Reelabore as discussões apresentadas e desenvolva de acordo com a estrutura do desenvolvimento)

A maioria dos que tiram sua própria vida sofrem de transtornos mentais e traumas que o emprego pode trazer com o tempo (Vírgula) e praticamente nenhum deles possuem acompanhamento profissional ou porque não querem (Melhore a progressão de ideias. Reestruture). O problema se passa por todo o país (Vírgula) principalmente nas regiões mais violentas como o Rio de Janeiro.Muitos são agredidos com palavras e insultos diariamente,isso causaria um grande desgaste emocional e psicológico a qualquer um, agora para um indivíduo que anda sempre armado as probabilidades de autoexterminio são bem maiores. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

Podem existir várias formas de prevenção, mas o diálogo sempre sobressairá. Ter com quem conversar e contar como se sente,como foi o dia e por tudo o que passou,é algo muito importante e não precisa ser um profissional para poder ajudar,mas se for preciso existem muitos programas de auto ajuda como CVV (Evite esse tipo de construção).E que existam mais palestras que insentivem a estes profissionais diariamente,pois mesmo que sejam apenas palavras, elas podem ter o poder de ajudar a qualquer um em seus problemas mais difíceis quando usadas da maneira correta. (Reelabore as discussões)

Comentários do corretor


Delimite e articule as ideias apresentadas ao longo do texto de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200