O suicídio no setor de segurança no Brasil - Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 12/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O suicídio é um problema muito grave que ocorre em todo mundo e nestes últimos anos ocorreu um grande aumento de pessoas que tiraram sua própria vida. O suicídio é considerado por muitos estudiosos uma maneira da pessoa que lida com um ou mais problemas que atinge intensamente seu psicológico e tentam escapar através da morte (Reelabore para melhorar a construção de ideias). Vários são os fatores que fazem uma pessoa cometer suicídio, ainda mais em casos de pessoas que em sua profissão estão expostas a situações perigosas e que possam impressionar seu psicológico. Este é o caso dos policiais. (Aborde mais o tema para melhorar a progressão de ideias. Apresente a tese)

Ser policial no Brasil não é fácil, pois está sujeito a vários riscos que podem ser fatais e também precisam lidar com diversos casos que trazem uma série de problemas mentais como estresse, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, ente outras (Reelabore essa discussão). E além de tudo isso, a vida pessoal e familiar destes profissionais pode estar conturbada, ajudando a agravar o processo. (Discussão superficial. Reelabore as ideias apresentadas)

No ano passado, (Sem vírgula) houve um grande aumento no número de policiais que cometeram suicídio, sendo até maior do que os casos de policiais que morreram em confronto segundo uma revista de grande circulação nacional. Este processo se dá por causa da falta de interesse destes órgãos militares em realizar assistência psicológica a estes policiais e também são causadas por um acúmulo de tempo que precisam se dedicar a suas funções. São horas e horas dedicadas a um trabalho que na maioria das vezes não são bem remunerados e além do mais são muito cobrados pelos seus superiores. (Discussão superficial)

Esse mal que afeta o setor de segurança no Brasil precisa ser urgentemente corrigido, pois a polícia é um órgão de suma importância para a nação. Diante do problema, ele pode começar a ser combatido com a iniciativa destes órgãos militares a prestarem mais assistência mental aos policiais com a contratação de mais psicólogos na polícia, ocorrer maiores divisões de escalas, melhor remuneração, incentivos e também ocorrer uma melhor capacitação psicológica em seus treinamentos. (Reelabore as discussões) 
 

Comentários do corretor


As ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas ao longo do texto. Reestruture e articule as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200