Segurança pública no Brasil : Problemas financeiros ou má gestão? - Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 11/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A função da polícia no Brasil é, como base na legalidade , manter a ordem pública , através da realização de investigações e repressões a atitudes ilegais. Para tanto policiais são divididos em grupos que atuam em diversas esferas, tais como : a policia militar , policia rodoviária , policia ferroviária federal , policia civil , policia militar e corpo de bombeiros militar. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore e apresente a tese)

Tais atuações ocorrem em um país que, segundo o Mapa da Violência de 2019, tem números de assassinatos comparados a um país em guerra , pois ocorreu 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. (Informação deslocada no texto. Reestruture e articule as ideias apresentadas)

Nesse cenário, (Sem vírgula) nasceu a desconfiança da sociedade em relação a essa profissão , pois, segundo o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública , a Polícia Brasileira  letra minúscula apresenta uma das maiores letalidades quando em serviço, somente no ano de 2019 foram 2886 mortes , um aumento de 4% , segundo Jornal O Globo.

Com a junção da falta de equipamento e instrutura deficitária , (Sem vírgula) é possível elucidar que trabalhar no setor de segurança no Brasil é tentar lidar com problemas dentro e fora da corporação. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

Com isso é possível inferir que, para quem está trabalhando dentro desse contexto, a situação é de limite psicológico , já que além dos riscos inerentes a função , há outros fatores, os quais citados , tornam essa função uma das mais arriscadas fisicamente e psicologicamente para uma pessoas. (Reelabore as discussões apresentadas) Do mesmo modo muitos profissionais da área trabalham em uma situação precária , já que há falta de condição de trabalho , (Sem vírgula) devido ao baixo investimento em segurança. Porque segundo o 12º Anuário de Segurança Pública o investimento em 2017 foi de 2,5% , valor abaixo 4,5% que é a média dos país (Falta de concordância) membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (Reestruture e delimite as discussões)

Desse modo é possível verificar o porquê dos números alarmantes de suicídio entre os polícias , que segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a taxa de suicídio entre policiais é de 23,9 para um grupo de 100 mil pessoas , esse valor é três vezes maior que o da população 5,8. (Reestruture e articule mais as discussões)

Diante desses números é possível inferir que é uma das profissões que oferece mais riscos, mas diversas soluções já foram apresentadas e ou foram implantadas , tais como : acompanha psicológico ?  e treinamentos para detectar pessoas que sejam possíveis suicidas. (Não compreende a estrutura do texto)

Assim , devido as atividades exercidas na profissão e os números alarmantes de crimes cometidos no Brasil é possível verificar que há um risco elevado para adoecimento para quem está envolvido na profissão , já que trabalhar com violência é está estar envolvido em situação limite, mas é possível reverter tal situação através do aumento em investimentos na área de segurança , melhorar as condições de trabalho , fornecer mais apoio aos policiais e criar metas para diminuir os números de violência no Brasil. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção de modo mais articulado)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas, além de desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200