O cinema e a emancipação do ser - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 27/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O cinema é algo pouco discutido no campo de democratização. Será que a realmente a uma democracia a esses acessos culturais? Quem os consome? e que público tem acesso? Essa questão nos faz refletir sobre esta situação e pensar em meios de democratizar o acesso de forma que todos os públicos e que todos tenham a oportuni ter esse contato com a arte, cultura e lazer. (Reestruture, delimite as discussões iniciais e apresente a tese)

Primeiro devemos (Evite ideia de primeira pessoa) pensar o que o cinema contribui para emancipação do sujeito social vejamos: A arte é um campo bem espesso e permite passar informações e reflexões a partir de experiências sensoriais, visuais, midiáticas e o cinema abrange todas essas áreas (Melhore a construção de sentido). Onde inclui o sujeito em uma percepção de realidade que possibilite a ele um senso crítico de sua realidade com essas experiências. (Discussões superficiais. Reelabore e delimite os argumentos)

Segundamente  (Reveja o termo) podemos refletir sobre o acesso a cultura e lazer, que segundo a legislação e direito de todo cidadão brasileiro, porém não é isso que vemos na prática, há milhares de brasileiro que nunca entraram em sala de cinema, o que quebra essa fala de que todos têm acesso. Sim tem acesso assegurado por leis, maS e os meios para acontecer isto, como é feito esse trabalho ? A uma falha grande no acesso à cultura e lazer de toda sociedade a medida para democratizar de fato o acesso a todos seria um estudo, planejamento das instituições responsáveis, ministério da cultura, e outros responsáveis deste assunto intervir e mudar esta realidade. (Reelabore a discussão. Reformule os argumentos)

Assim garantindo acesso a todos de forma que emancipe o sujeito, formandos cidadãos críticos e reflexivos sobre o mundo e realidade que vive (Reestruture essa discussão). Assegurando acesso ao lazer, cultura e assim democratizar o acesso de forma que contemple e respeite o sujeito em sua formação social, educacional. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200