Enquanto o Brasil não ver a cultura (Reelabore essa construção) e, principalmente, a educação como um potencial de desenvolvimento do país, estaremos sempre a vê-las pelo (Reelabore essa construção) Estado como áreas sujeitas a cortes em investimentos e interferências indevidas. (Reestruture e desenvolva as discussões iniciais. Apresente a tese)
Causa espécie pensar que tínhamos mais salas de cinemas na década de 70 do que agora e que estas à época era mais descentralizadas do que hoje (Reelabore essa construção). O país, antes inepto a lidar com a urbanização acelerada e os custos na ajuda às empresas exibidoras, atualmente demonstra clara indeferença e mesmo (Como assim?) desprezo pela cultura cinematográfica. (Reelabore as discussões desse parágrafo)
Tomem-se como exemplos disso os investimentos em educação e cultura sempre serem contigenciados quando governos propalam controlar gastos execessivos e, no momento atual, intervenção e repudiáveis censuras a conteúdos produzidos pela indústria do cinema. (Reelabore a discussão)
Tornar democrático o cinema não termina a pessoas lotarem salas, apenas o começo é isso (Reelabore essa discussão). Conteúdos diversificados, (Sem vírgula) que atendam a todos os gostos, desde que não atentem contra a dignidade humana, também cumprem o papel- e até mesmo precípuo- de trazer público e elevar o acesso cinematográfico no Brasil. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, mais acessível o cinema será quanto mais o Estado deixar de usar suas tesouras, seja a da austeridade " impensável"" (Uso equivocado da pontuação), seja a pior e mais repudiáveis de todas: a da censura. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |