- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 22/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Tempos modernos", o protagonista vive em uma realidade na qual procura promover críticas as formas de trabalho, questões como saúde e respeito. O mais incrível é que ele consegue expor suas ideias em uma obra sem recursos tecnológicos como : áudio e cores. Apesar de ter sido produzido sem esses recursos, o filme ainda atrai milhões de espectadores, pela mensagem que procura passar. Outros filmes são produzidos na atualidade e arrecadam milhões em bilheteria, principalmente pelas tecnologias empregadas na edição, o elenco e o marketing na sua divulgação, atraindo principalmente públicos de alta renda, um triste realidade já que públicos de baixa renda ou que moram longe dos centros urbanos não tem acesso.  (Como as discussões desse parágrafo se relacionam com o tema? Reelabore e apresente a tese)

Segundo o jornal O globo, em uma publicação em 2018, o desemprego bateu recorde e chegou a mais de 12 milhões de pessoas, gerado principalmente por mudanças no cenário político e econômico. A esperança de um novo governo, questões relacionadas à reforma da previdência, aumento do dólar, a mudança de fabricas para outras regiões e a saída de fabricas como a da Volkswagen do ABC, afetou grandemente a vida financeira das pessoas e dificultou o acesso à lazeres como o cinema, devido a inflação. (Evite esse tipo de construção e reelabore as ideias apresentadas)

O problema da renda agrava-se mais ainda, quando essas populações vivem em regiões distantes dos centros urbanos. Segundo o site "Cinema perto de você", em julho de 2019 foi publicado um artigo, no qual mais de 120 milhões de pessoas migraram para as grandes cidades, se considerarmos que há no país mais de 200 milhões de habitantes, isso representa 60% da população, ou seja, 40% das pessoas moram nessas regiões do interior, dados do IBGE de 2011. Projetos como o da empresa Ultragaz procuram levar a arte do cinema a essas regiões, dentro de salas montadas ou caminhões adaptados, promovendo a inclusão social dessas pessoas nesse novo universo. (Apresente uma discussão que seja pertinente ao tema)

Portanto, cabe às empresas exibidoras agregar valor ao cinema voltado para o viés social ao invés do lucrativo (Reveja essa ideia), investindo seus milhões (Evite esse tipo de construção) de bilheteria em infraestrutura nessas regiões, com a criação de espaços para exibição de forma gratuita, com salas. Veículos adequados para este tipo de lazer, espaços abertos para a visualização ao ar livre para que as pessoas que moram longe desses centros urbanos e pessoas com baixa renda possam ser integradas e tenham a oportunidade de assistir filmes, peças teatrais, musicais no cinema, e por fim isso possibilitará a aquisição de novos públicos, atraindo investimentos governamentais. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Desta forma, filmes como "Tempos modernos" serão transmitidos à essas pessoas e questões como valores sociais, saúde e respeito serão ensinados. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore a discussão)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     210


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200