Segundo Paulo Freire, o acesso à educação não muda o mundo, muda pessoas e pessoas transformam o mundo (Use aspas para demarcar a ideia de outrem). Contudo, na atualidade o acesso à educação vinculada a cultura tem chego tem chegado de forma desigual no país, priorizando os grandes centros e excluindo regiões periféricas e afastadas.Sob tal ótica, são necessárias medidas que trabalhem em prol da inclusão de regiões mais pobres ao acesso à cultura, para que haja a democratização ao cinema Brasileiro. (Melhore a progressão de ideias desse parágrafo)
Convém ressaltar que, (Sem vírgula) a concentração cinematográfica Brasileira, (Sem vírgula) tem sua origem com a urbanização, fruto da revolução industrial, em que, (Sem vírgula) indústrias se instalaram principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, e, (Sem vírgula) com elas, (Sem vírgula) trouxeram tecnologia, dinheiro, infraestrutura e principalmente pessoas. Nessa Lógica, o interior, regiões pobres e afastadas do país do país perderam investimentos, incluindo o cinematográfico,causando expressiva desigualdade na leva de cultura e educação para essa população. (Melhore a relação das ideias apresentadas com o tema proposto)
Nesse sentido, Pitágoras já dizia que é necessário educar as crianças para que não se torne necessário castigar os adultos. Portanto, segundo a frase do filósofo é primordial que a população, mas, (Sem vírgula) principalmente as crianças tenham acesso à cultura e educação, pois somente com elas a violência irá diminuir, tendo em vista que, (Sem vírgula) crianças instruídas procuram melhores condições de vida, mas, (Sem vírgula) principalmente tem esperança, acesso e instrução para tal ato. (Problemas na construção de sentido. Reelabore as ideias apresentadas)
Em suma, são necessárias medidas que atenuem a desigualdade do acesso ao cinema Brasileiro. Logo cabe ao governo federal (Iniciais maiúsculas) levar cultura a essa população excluída com o fito de incluí-la culturalmente, por meio de cinemas ao ar livre, em regiões próximas a habitações carentes e afastadas (Vírgula) de modo que não seja necessário gastos com locomoção para o acesso a esse ambiente. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões estão limitadas. Portanto, é preciso elaborar um projeto de texto para garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |