- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 17/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O cinema surgiu no final do século XIX, na França. Tem como objetivo o entretenimento e interculturalização da sociedade, tendo como consequência a interação das pessoas que o usam. Dessa forma, vê-se que na contemporaneidade, (Sem vírgula) nem todos os brasileiros têm acesso a este meio tecnológico de cultura (Vírgula) e boa parte está diretamente relacionada as camadas mais profunda da sociedade (Reelabore essa discussão). (Reestruture a discussão inicial para melhorar a construção de ideias)

Pontua-se que cerca de 17% (Fonte?) da população brasileira frequenta ou já frequentou um cinema, isso mostra que o alcance brasileiro aos cinemas está obsoleto desde a sua chegada, pois grande parte dos brasileiros nunca usufruíram deste deste instrumento de cultura e entretenimento (Abordagem superficial da discussão). Além disso, é possível destacar que nas últimas décadas a indústria cinematográfica vem crescendo, mas não é suficiente para todos os cidadãos, pois a razão de habitantes por cinema está na faixa dos milhares. (Como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o tema proposto? Reflita)

Ademais, existem várias esferas sociais que são inteiramente esquecidas em relação ao cinema. No nordeste (Vírgula) por exemplo, existem poucos centros em que se pode localizar um cinema, a maioria está localizada em centros urbanos, alguns que são independentes e outros que estão inseridos em shoppings. Isto mostra que as periferias e as pequenas localidades nordestinas não estão utilizando deste meio de lazer a cultura. (Discussão superficial. Reelabore as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Em face ao exposto (Reelabore essa construção), o Estado (Vírgula) por meio do MEC (Ministério da Educação e Cultura) (Vírgula) deve disseminar e democratizar a cultura cinematográfica por meio de políticas públicas que insiram os mesmos benefícios (Quais?). Estabelecendo leis que visam o favorecimento das esferas sociais que não são beneficiadas, juntamente com a criação de cinemas públicos para os menos privilegiados. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


A abordagem do tema está superficial. Reestruture as discussões apresentadas e articule mais as ideias, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200