Democratização do Acesso ao Cinema No Brasil - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 15/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A globalização foi um fenômeno que ocorreu em todo o mundo (Reestruture essa ideia) ,e se constituiu pela ampliação da tecnologia.Dentre essas inovações tecnológicas,uma que foi desenvolvida e aprimorada foi justamente a do cinema (Evite esse tipo de construção).Na atualidade,é visível que o acesso ai  ao cinema,no Brasil,ainda é limitado por conta da acentuada desigualdade social em voga no país,e isso dificulta o acesso à cultura e ao lazer pelas classes mais baixas. (DIscussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas)

Primeiramente,deve-se analisar as razões para o acesso restrito ao cinema no Brasil.A desigualdade social,aspecto visível na sociedade,acaba por restringir o acesso à tais atividades culturais (Discussão superficial).Isso pode ser provado a partir dos elevados valores dos ingressos nos cinemas,oque o que exclui as classes mais baixas a consumirem esta forma de arte.Além disso,não são raros os casos em que pessoas mais pobres,como uma grande parcela da população negra,muitas vezes são impedidas de sequer entrarem nesses locais,oque se deve pela estereotipação aliada a preconceitos raciais. (Reelabore essa discussão)

Em seguida,deve-se compreender que a falta de uma democratização ao acesso do cinema acaba por dificultar o acesso à cultura pelas populações menos favorecidas economicamente. (Reelabore essa ideia) Segundo o sociólogo Pierre Bordieu,para obter capital cultural é necessária a obtenção de capital econômico.Este último,como já foi citado anteriormente,não abrange a maioria da população. (Discussão superficial. Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Logo,medidas são necessárias para resolver o impasse.Cabe ao Governo Federal,por ser responsável por gerir os conflitos de uma nação,ampliar o acesso ao cinema,por meio de políticas públicas que visem democratizar o acesso ao cinema no Brasil.Desta forma,os avanços tecnológicos trazidos na globalização poderão ser consumidos de forma mais ampla pela população. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser reestruturadas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200