Acesso - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 15/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal dos Direitos Humanos-promulgada pelas Nações Unidas em 1948-garante a todo indivíduo o direito à cultura e ao bem-estar. No entanto, os desafios no acesso igualitário da população brasileira ao cinema, seja pela desigualdade de renda, seja pela falta de infraestrutura, vão em oposição a esses direitos. Assim, hão de serem analisados tais fatores. (Discussões pertinentes, porém precisam ser mais desenvolvidas)

Em primeira análise, cabe pontuar que a desigualdade de renda é um dos principais fatores relacionados a essa problemática. Conforme reportagem divulgada pelo Estadão, jornal brasileiro, a disparidade econômica entre ricos e pobres aumentou 20% entre 2017 e 2018. Nessa lógica, é indubitável, lamentavelmente, o valor desse revés na gênese de tal quadro, visto que muitas famílias brasileiras não possuem recursos financeiros suficientes e, por fim, não podem frequentar esses espaços de lazer. (Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais articuladas)

Ademais, cabe ressaltar que a falta de infraestrutura é outro valioso agente causador dessa situação. No livro "Utopia", Thomas Morus, escritor renascentista, descreve uma cidade ideal, (Sem vírgula) em que todos os cidadãos têm acesso aos bens culturais e de entretenimento, pois o Estado garante a plena igualdade. Nesse sentido, é inexorável, infelizmente, que a falta de investimentos na infraestrutura, por exemplo, cinemas públicos, rompe com essa máxima e perpetua esse desigualdade. (Melhore a construção dessa ideia)

É evidente, portanto, que medidas devem ser realizadas, (Sem vírgula) com o objetivo de pôr em prática os direitos assegurados pelas Nações Unidas. Sendo assim, o Senado, por este ser o principal agente organizador da vida social, deve investir na criação de cinemas públicos, por meio de emendas de lei e de alterações na Constituição, com a participação de Deputados e empresas privadas. Espera-se, com isso, a plena democratização do acesso ao cinema na sociedade brasileira. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto são pertinentes, no entanto algumas ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar lacunas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200