Cinema-atraso - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 14/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em meados do século passado, o romancista austríaco Stefan Zweig refugiou-se no Brasil devido à expansão da barbárie nazista na Europa. Bem-recebido e impressionado com o potencial da nova pátria, Zweig escreveu um livro cujo título é até hoje repetido: "Brasil, país do futuro". (Como os fatos apresentados se relacionam com o tem? Articule mais as ideias) Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas para a democratização do acesso à cultura e ao cinema no Brasil, percebe-se que a célebre frase (Qual?) do escritor não saiu do papel. Dessa forma, cabe avaliar os fatores que favorecem tal quadro, além de analisar a consequência de tal atitude. (Reestruture as discussões iniciais)

Em primeiro plano, cabe ressaltar que tais circunstâncias devem-se à expansão desordenada da globalização e da tecnologia no século XXI. Acerca desse tópico, o geógrafo brasileiro Milton Santos desenvolveu a ideia de que a globalização serviu para intensificar as relações de desigualdade no mundo moderno. Sob tal concepção, é indubitável que inúmeros avanços tecnológicos, dentre eles a criação de redes cinematográficas, como a Netflix, (Reelabore essa discussão) contribuíram ainda mais para a exclusão dos mais pobres, pois como são plataformas pagas, retiram de qualquer modo, (Sem vírgula) o acesso ao cinema virtual. De outra forma, o elevado número de horas trabalhadas no Brasil, (Sem vírgula) inviabiliza qualquer tipo de contato com a cultura cinematográfica, (Sem vírgula) devido ao cansaço psicológico, incapacitando sua democratização. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite e articule os argumentos que estejam de acordo com o tema)

Em segundo plano, vale mencionar que tais recorrências se devem à baixa atuação dos setores governamentais no tange (?) à a criação de mecanismos que facilitem o acesso ao cinema no Brasil. A título de ilustração, J.J. Rousseau, na obra "Contrato Social" (Vírgula) afirma que é dever do Estado garantir a população direitos fundamentais, como a cultura, contudo, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o sistema educativo do país não promove interações culturais com os alunos, como a ida a cinemas, o que prejudica sua formação moral, psicológica e cultural. Faz-se, imperativo, portanto, a dissolução dessas conjuntura. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Assim, medidas exequíveis são necessárias para democratizar o acesso ao cinema e a cultura no Brasil. Dessa forma, urge que o Tribunal de Contas da União dirija capital, que por intermédio do Ministério da Cultura e Educação,  (Melhore essa construção) seja revertido em projetos educacionais e campanhas publicitárias, que através de uma ampla divulgação midiática, (Sem vírgula) incluam excursões a cinemas populares e debates entre cinemalistas e alunos. Dessa maneira, atenuar-se-à o impacto excludente e nocivo da ausência do cinema na formação psicotécnica do indivíduo. Com essas medidas, a citação de Zweig deixará de ser utópica e representará um lema brasileiro conhecido mundialmente.

Comentários do corretor


Observe que há um limite para desenvolver as discussões. Dessa forma, reestruture, delimite e articule mais as discussões, de modo a garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200