Filmes para Todos - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 13/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O cinema é um local apropriado para a reprodução de filmes, que podem ser entendidos como imagens em uma sequência específica, associadas ou não a sons, de forma a passar ao espectador uma história, como faz um teatro (Reformule essa ideia). Os filmes são um objeto de entretenimento para as populações, além de girarem grandes quantias de capital por todo o mundo; (Sem ponto e vírgula) porém, (Sem vírgula) sia sua expansão aconteceu de forma concentrada e insuficiente, devido a questões socioeconômicas e aos baixos investimentos em infraestrutura realizados para atender às grandes demandas populacionais. (Reveja o tema e reestruture as discussões iniciais)

Ao se tratar de fatores socioeconômicos, tem-se o fato de a maioria das instituições que reproduzem os filmes buscarem altos lucros em cima de seus produtos. O sociólogo Karl Marx diz que o capitalismo se fundamenta na busca constante pelo lucro, que acaba por deixar a parcela mais necessitada da população excluída de diversas atividades, uma vez que não apresentam condições suficientes para pagar por tais serviços, dessa forma, não geram lucros aos fornecedores. Tais fatores tendem a privilegiar uma parte mais abastada da população, o que torna a indústria cinematográfica elitizada, de forma a excluir a parcela de menor classe social.

Outra questão são os baixos investimentos em infraestrutura realizadas para atender às as grandes demandas populacionais provindas do inchaço urbano (Como assim?). Após a construção de grandes centros urbanos, êxodos rurais tornaram-se cada vez mais frequentes, porém, as cidades não estavam preparadas para receber tantas pessoas, o que fez surgir problemas como subúrbios, precariedade no atendimento de água, esgoto e saneamento básico e, além disso, infraestrutura insuficiente na questão dos cinemas, visto que o Brasil é o sexagésimo país na relação habitantes por sala de cinema no mundo. Essa falta de infraestrutura fez com que apenas centros com mais poder econômico desenvolvessem seus cinemas, de maneira centralizada e elitizada, de forma a contribuir para a exclusão de grupos menos abastados da sociedade na questão cinematográfica. (Delimite e reelabore as discussões)

Como visto anteriormente (Evite esse tipo de construção), a constante busca pelo lucro e falta de infraestrutura nos centros populares faz com que o cinema tenda a se tornar elitizado e centralizado, de forma a excluir a parcela mais carente da população dessa forma de lazer. Uma forma de amenizar tal problema seria que os Governos Municipais, através do uso de centros públicos, como anfiteatros, praças e escolas, realizassem periodicamente a reprodução de filmes que já estivessem "fora de cartaz", de maneira gratuita, a fim de agregar as classes sociais menos abastadas ao universo cinematográfico, sem causar prejuízos às empresas, uma vez que os filmes não estariam mais em exibição nos cinemas convencionais, de forma a democratizar o acesso ao cinema no Brasil. (Reestruture as discussões e reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Reestruture e delimite as discussões, de modo a garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200