SEM TITULO... - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 13/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Artigo 6° da Constituição Federal de 1988, (Sem vírgula) prevê à todo cidadão o direito a, à moradia, alimentação e lazer.No Brasil,entretanto, a falta de mobilização do Estado permitiu a exclusão das camadas mais pobres da população (Melhore a construção de sentido). Dessa forma é importante discutir os motivos que colaboram para esse cenário (Vírgula) tais como, (Sem vírgula) a falta de investimento e a falta de acesso a moradores da área rural. (Relacione as discussões iniciais ao tema proposto. Reestruture e apresente a tese)

Em primeiro plano, é pertinente dizer que, (Sem vírgula) o investimento precário contribui para esse quadro.Nesse sentido, com base no portal de notícias do G1 aproximadamente 80% da população não frequentam ao o cinema, (Ponto final) Isso mostra a baixa quantidade de pessoas que têm acesso à cultura no país. Logo esse acesso fica restrito ás à pessoas de classe média alta. (Reelabore as discussões e desenvolva as ideias de acordo com a estrutura do texto)

Em segundo plano, é importante destacar a falta de infraestrutura em áreas rurais. Nesse contexto á ´  a população do interior fica excluída em detrimento das médias e grandes cidades.Assim essas camadas ficam restritas apenas á filmes na TV.Dessa forma fica evidente o descaso em relação à letra constitucional de 1988 frente ao desrespeito as sensíveis camadas da população como, pessoas de baixa renda e moradores do interior. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

Portanto, para que as prescrições constitucionais não sejam apenas teóricas (Vírgula) mas se tornem medidas práticas é necessárias uma ação mais organizada do Estado (Problemas na construção de sentido. Reelabore). Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas Escolas,para promover o acesso gratuito ao cinema ao alunos e familiares de Escola Pública, com intuito de disseminar a cultura - uma vez que ações culturais tem um poder imenso transformador - a fim de que a população mais pobre não seja excluída.Assim, espera-se melhorar esse quadro no país. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200