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Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 09/11/2019

Status:

Corrigida
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De acordo com os ideais iluministas, a sociedade tornar-se-á íntegra quando for capaz de mobilizar-se perante as necessidades sociais. No entanto, tal conduta não é perceptível no que concerne à democratização do acesso ao cinema no Brasil, haja vista que, hodiernamente (Evite termos clichês), a acessibilidade a essa forma de arte ainda é restrita para algumas pessoas. Desse modo, convém apresentar os entraves ligados à temática. (Discussões pertinentes, mas é necessário melhorar a progressão de sentido)

A princípio, é imperioso ressaltar que nem todos possuem o privilégio de frequentar ambientes audiovisuais, posto que, atualmente, esta situação configura-se como um empecilho à democratização do acesso ao cinema no Brasil (Reelabore essa discussão, pois está confusa). No filme, "Cine Holliúdy" (2013), Francisgleydisson é proprietário de um cinema e deseja transmitir a arte cinematográfica aos moradores de uma cidade, no interior do Ceará, embora na década de 1970 houve o surgimento da televisão (Relacione melhor essa ideia). Diferentemente de tal contexto, percebe-se que, no cenário atual, há pessoas que não têm condições financeiras ou moram distante de locais que têm cinema. Dessa forma, o acesso a este bem social tão valorizado (Discussão não desenvolvida ao longo do texto) pela sociedade torna-se dificultado para alguns. (Reelabore, delimite e articule mais as discussões)

Em seguida, vale salientar que a democratização do acesso ao cinema no Brasil é fundamental para a transmissão do conhecimento, visto que é um elemento educativo e, sem ele, não seria possível integrar o corpo social, conforme os ideais iluministas do século XVIII (Relacione mais as ideias, pois estão "segregadas"). Acerca disso, é relevante destacar o pensamento do pedagogo Paulo Freire, que cita a educação como um agente transformador da sociedade. Dessa maneira, o acesso à arte cinematográfica possibilita o enriquecimento intelectual de seus espectadores e, por isso, o cinema deve ser acessível a todos. (Problemas na progressão de sentido. Reelabore e delimite as discussões apresentadas)

Infere-se, portanto,  (Redundância) que é de suma importância resolver a problemática supracitada. Por isso, com a finalidade de promover a democratização do acesso ao cinema no Brasil, cabe ao Governo Federal incentivar a produção audiovisual no país, por meio de investimentos advindos do Ministério da Casa Civil, no qual está vinculado o Conselho Superior de Cinema. Além disso, o Estado deve, também, facilitar o acesso a todos, mediante o oferecimento de salas móveis e ingressos com preços acessíveis, em parceria com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), de modo a instigar o interesse do público. Afinal, segundo o filósofo alemão Goethe: "não basta saber; é preciso também aplicar. Não basta querer; é preciso fazer". (Reelabore as discussões. Apresente a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais relacionadas, pois o texto apresenta problemas na progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200