- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 09/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a Revolução Francesa, no século XVIII, notou-se a importância da mobilização coletiva acerca dos problemas vigentes para que a nação progrida (Melhore a construção de sentido). De maneira análoga, hodiernamente (Evite termos clichês), é possível assimilar que a democratização do acesso ao cinema no Brasil deve ser cumprida para satisfazer a lógica. Destarte, é válido analisar o aumento dos investimentos e a efetuação de políticas públicas que acessibilizem como formas de garantir esse direito. (Discussões pertinentes, no entanto é preciso melhorar a progressão de sentido. Reestruture as discussões)

Em primeira análise, é evidente que inúmeras cidades não obtêm investimento direcionado à infraestrutura e construção de cinemas e, consequentemente, não estão inseridas na cultura cinematográfica. De acordo com Barão de Montesquieu: "a injustiça que se faz a um é a ameaça que se faz a todos". Sob esse viés, compreende-se a essencialidade da democratização do acesso a essa forma de expressão no Brasil. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas para melhorar a progressão de sentido)

Em segunda análise, é perceptível que grupos de baixa renda são desprivilegiados desse fator artístico no país, (Sem vírgula) em virtude da falta de políticas públicas que permitam a democratização do acesso. Segundo Sartre, filósofo francês, é fundamental que o homem zele pelo bem coletivo e não pelo seu exclusivamente. Assim, percebe-se uma contradição a essa filosofia. (Relacione mais as discussões com a problemática)

Portanto, conclui-se (Redundância) a relevância dessas medidas (Quais medidas?) para promover a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por conseguinte, urge que o Ministério de Educação e Cultura, mediante maior investimento na Agência Nacional Cinematográfica, estimule a construção de novas salas de cinema em locais exclusos (Melhore a seleção lexical), a fim de acessibilizar esse contribuidor (Melhore a seleção lexical) cultural. Outrossim, deve desenvolver, por meio de parcerias com empresas cinematográficas, a redução dos preços à população menos favorecida (Reelabore essa ideia), com a finalidade de disponibilizar esse direito cultural. Desse modo, o ideal da Revolução Francesa será correspondido. (Reformule a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200