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Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 08/11/2019

Status:

Corrigida
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Os Gregos já utilizavam o teatro como forma de conscientizar e ensinar a sociedade por meio de histórias que refletiam os problemas inseridos naquele contexto cultural e histórico. Além disso, com a evolução social e o advento de novas tecnologias, o jeito de representar também muda (Reestruture essa ideia), no lugar de peças, surgiam os filmes e o cinema no modelo como entendemos (Evite ideia de primeira pessoa) hoje. Dito isto,paralelamente ao desenvolvimento desse novo tipo de arte, seu acesso se tornou cada vez mais restrito, sendo mais uma marca da segregação. (As discussões iniciais precisam estar mais relacionadas. Apresente a tese)

Antes de mais nada (Evite esse tipo de construção), é importante ressaltar que (Vírgula) com a chegada da industrialização no Brasil, o exôdo rural acentua-se, acarretando no macrocefalismo e a periferização do meio urbano, (Sem vírgula) devido a falta de infraestrutura e investimento do governo. Nesse sentido, este apartheid social dificulta o contato com o cinema por parte da população mais pobre, visto que todos os dias muitos brasileiros se deslocam de suas casas a seu local de trabalho (Vírgula) a fim de obter um salário. Isto posto, a busca por lazer e bem-estar seria ainda mais árdua , uma vez que espaços que reproduzem obras cinematográficas se concentram em regiões polarizadas economicamente. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Em segundo lugar, é interessante destacar que universidades renomadas já empregam filmes como pré-requisito para realizar a prova de processo seletivo, como é o caso da FGV (Fundação Getúlio Vargas), reconhecendo a possibilidade de ensinar por meio do cinema. Assim sendo, ilustra o impacto do cinema na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade e a importância de sua democratização. (A discussão apresentada precisa estar melhor relacionada com o tema)

Portanto, soluções devem sem tomadas (Vírgula) a fim de mitigar esse problema. Segundo Hegel:"O Estado é o pai da população, e cabe a ele cuidar de seus filhos.".Por isto, cabe ao Ministério da Cultura (Reveja informações sobre o MInistério da Cultura) promover eventos relacionados ao cinema nas regiões periféricas do país. Ademais, cabe ao Ministério da Educação acrescentar filmes na grade curricular de escolas públicas como ferramentas de ensino, aproximando a cultura da população carente. Pois, segundo Kant e Lamark, a educação e o meio, respectivamente,são essenciais para a formação do indivíduo. (Como a discussão apresentada se relaciona com o tema? Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais relacionadas com o tema. Delimite e articule os argumentos que são apresentados ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200