Desde tempos remotos (Evite esse tipo de construção) a arte se faz necessária para os seres humanos, desde pinturas rupestres em cavernas às tecnológicas telas de cinema, que nos (Evite ideia de primeira pessoa) permitem ampliar nossos (Evite ideia de primeira pessoa) conhecimentos e visões sobre diferentes culturas, e também uma forma de lazer, este que está contidos nos direitos assegurados pela Constituição a todos os cidadãos do país. Mas será mesmo que todos estão em plenas condições de gozarem do direito conquistado constitucionalmente? (Reelabore as discussões para que estejam relacionadas ao tema)
Embora que o acesso ao lazer seja um direito adquirido (Reformule essa ideia), ocorre que nem todos podem se dar ao ''privilégio'' de gozar do mesmo, por exemplo o cinema, que se mantém restrito aos que têm as condições de acesso ao mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). A maioria dos cinemas encontram-se concentrados em grandes centros, e apenas alguns poucos estão presentes em lugares com uma concentração demográfica menor. É indubitável que isso demonstra uma restrição do acesso ao mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) pela maioria da população, além de que os custos de ingressos são elevados, o mantendo restrito à uma elite econômica e intelectual. A situação precisa ser alterada, pois o cinema além de uma forma de lazer é também uma forma expressão artística e de opinião sobre o que ocorre ao seu redor, seja ele atual ou histórico. (Falta de progressão de sentido. Reelabora as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)
Para resolver a situação cabe então à Ancine e ao Ministério da Cultura (Reveja informações sobre o MInistério da Cultura) promover eventos que estimulem o acesso ao cinema para todos, como a promoção de sessões de filmes em comunidades de baixa renda totalmente gratuitos (Melhore a progressão de sentido), o que amenizaria a situação de atual restrição à pequenas parcelas da população, tornando o ato de frequentar os cinemas mais democrático, em que todos estão em um estado de equidade cultural, visto que somente com o amplo acesso à cultura e educação que os atuais índices de desigualdade podem ser revertidos. (Reelabore as dicussões apresentadas e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas, pois o texto apresenta problemas na construção de sentido. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |