A democratização do acesso ao cinema no Brasil. - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 07/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A produção cinematográfica brasileira "Nada a perder" bateu recorde nas bilheterias e se tornou o filme nacional mais visto na história do país (Vírgula) com cerca de 12 milhões de ingressos vendidos. Apesar desse grande exemplo de sucesso, o cinema brasileiro enfrenta grandes problemas em relação ao seu acesso. Veja os problemas do acesso ao cinema no Brasil em dois pontos principais. (Reestruture as ideias apresentadas. Como as discussões iniciais se relacionam com o tema? Reflita e elabore a tese)

Para começar, em primeiro (Reveja elementos coesivos) lugar é essencial entender que o processo de urbanização brasileira influência influencia na democratização do cinema. Pois os pontos de cinema acabaram se concentrando em grandes centros urbanos brasileiros e excluindo as cidades menores desse meio cultural. Geralmente as pessoas que moram em cidades menores precisam se deslocar a cidades maiores para assistir a um filme. (Discussões superficiais. Reelabore as ideias)

Em segundo lugar, um dos motivos que dificultam o processo de democratização do cinema são os preços exorbitantes. Para um cidadão comum muita das vezes não é tão vantajoso pagar para ir ao cinema sendo que existem passatempos mais acessíveis e que trás um parecido bem estar social. (Reelabore as discussões apresentadas)

Para solucionar essa dificuldade, (Sem vírgula) é preciso que medidas sejam tomadas. O governo, junto com outros órgãos sociais (Vírgula) deve criar um cinema controlado pelo estado (estatal). Assim podendo financiar a construção de cinemas em cidades menores e controlar os preços dos ingressos. Com essa atitude, o cinema fica mais acessível ao público. (Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)

 

 

 

Comentários do corretor


Reestruture e delimite as discussões para que sejam desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200